Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres faleceu nesta quinta-feira, aos 65 anos
O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, decretou luto oficial de três dias na cidade pelo falecimento da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Cleone Santos.
Cleone morreu nesta quinta-feira (11.05), aos 65 anos. O velório aconteceu no Cemitério Municipal de Diadema, onde o corpo foi sepultado, às 13h.
No decreto, Filippi lembra do histórico de lutas de Cleone. Ela era presidente da ONG Mulheres da Luz, que acolhe mulheres em situação de prostituição no centro de São Paulo.
“Cleone é uma mulher potente, que trouxe na força da sua história um compromisso com a militância em defesa de todas as mulheres diademenses. Obrigado por sua contribuição, companheira. Meus sentimentos aos familiares, amigos e à toda equipe das coordenadorias”, disse o prefeito.
Longa história de lutas
Com um longo histórico de lutas pelos direitos das mulheres, Cleone estava à frente da Coordenadoria desde janeiro de 2021
Faleceu nesta quinta-feira (11) a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema, Cleone Santos, aos 65 anos. Com um longo histórico de lutas pelos direitos das mulheres, Cleone estava à frente da Coordenadoria desde janeiro de 2021.
Filippi já lamentara o falecimento na véspera. “Cleone é uma mulher de muita fibra, de muita história e de muita luta. Seu olhar de valorização feminina foi essencial para a aplicação de políticas públicas nesta Administração. Seu legado será eterno”, disse o prefeito.
Mãe de dois filhos e avó de dois netos, Cleone era presidente da ONG Mulheres da Luz, que acolhe mulheres em situação de prostituição no centro de São Paulo.
Sua história de vida é marcada por superação de agressões físicas e emocionais e ela sempre fez questão de ressaltar que a inspiração para ajudar outras mulheres em situação semelhante foi de observar sua mãe, dona Bernadete.
“Ela não sabia o que era feminismo e não se interessava pelo trabalho dos movimentos sociais. Ao mesmo tempo, ela ajudava toda a vizinhança lá do Jardim ABC das mais variadas formas e até hoje é lembrada lá no bairro”, contava Cleone.
Quando chegou à Prefeitura, Cleone disse que pretendia usar o exemplo que tinha com mulheres em situação de vulnerabilidade para ajudar a implantar políticas de acolhimento e inclusão em Diadema. Cumpriu o prometido com muita dedicação.
Íntegra
Confira a íntegra do decreto publicado nesta sexta-feira (12)
DECRETO N.º 8.285, DE 12 DE MAIO DE 2023
DECRETA luto oficial no Município de Diadema em virtude do falecimento da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Diadema, Cleone Santos.
JOSÉ DE FILIPPI JÚNIOR, Prefeito do Município de Diadema, Estado de São Paulo, no uso e gozo de suas
atribuições legais.
CONSIDERANDO o falecimento da Coordenadora de
Políticas Públicas para Mulheres, Cleone Santos, ocorrido
em 11 maio de 2023.
CONSIDERANDO o longo histórico de lutas pelos direitos
das mulheres.
CONSIDERANDO que era fundadora e presidente da
ONG Mulheres da Luz.
CONSIDERANDO os inestimáveis trabalhos dedicados à
comunidade Diademense no decorrer da sua vida pública.
CONSIDERANDO sua luta incessável para implementação de políticas de acolhimento e inclusão em Diadema.
CONSIDERANDO ainda, que é dever do Poder Público
Diademense render justas homenagens àqueles que com
seu trabalho, exemplo e dedicação, contribuição para o
bem da coletividade.
DECRETA:
Art. 1º Luto Oficial, por três dias, contados a partir desta data, no Município de Diadema, em sinal de pesar pelo falecimento da Senhora Cleone Santos que em vida, prestou inestimáveis serviços ao Município de Diadema.
Art.2º Durante o período de luto oficial determinado por este Decreto, a bandeira municipal ficará hasteada à meio mastro em todos os órgãos públicos do município.
Art.3º Este Decreto entra em vigor na presente data.
Diadema, 12 de maio de 2023
JOSÉ DE FILIPPI JÚNIOR
Prefeito Municipal
DHEISON RENAN SILVA
Secretário de Governo