Diadema debate escola em tempo integral

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Fotos: Dino Santos/PMD

Evento do Ministério da Educação ocorre nas cinco regiões do Brasil, e a cidade foi selecionada como sede da região Sudeste

Teve início nesta quarta (04.10), no Centro Cultural Okinawa do Brasil (CCOB), o seminário “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”.

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), ele tem Diadema como a sede da Região Sudeste.

O ciclo de debates já ocorreu nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e termina em Porto Alegre (RS) dias 19 e 20 de outubro.

O objetivo é ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação.

De acordo com o MEC, serão destinados, entre 2023 e 2024, R$ 4 bilhões para aumentar em 1 milhão o número de matrículas.

A ideia é chegar a 3,2 milhões de novas matrículas em tempo integral até 2026.

O evento começou com a apresentação musical dos estudantes da Emeb Olga Benário em parceria com a Casa do Hip Hop de Diadema.

Contou com a presença de inúmeras autoridades, representantes de universidades, entidades e organizações ligadas à educação.

Não só de Diadema, mas de outros municípios e Estados.

Visão ampla

Na abertura, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim, falou.

Ressaltou que a educação integral engloba uma visão ampla, que considera as questões étnico-raciais e ambientais sem deixar nenhuma criança fora da escola.

“O Governo Federal está empenhado em aprimorar as políticas públicas e ouvir as comunidades e as escolas de todo o país. É uma honra estar aqui em Diadema cumprindo a etapa da Região Sudeste deste importante ciclo de debates”, disse, em resumo.

Ana Lucia Sanches, secretária de Educação de Diadema, acrescentou, além disso, que é um privilégio poder sediar o ciclo.

Disse ainda, da mesma forma, ser uma alegria ter todas as autoridades ligadas ao tema presentes no mesmo espaço.

“Desde o momento em que a criança entra em uma creche, ela é uma cidadã com direito à alimentação, habitação, cultura e educação de qualidade e no seu sentido mais amplo, por isso a educação integral é uma construção coletiva, e esse é o nosso propósito aqui”, afirmou, em suma.

Construção coletiva

O prefeito José de Filippi Júnior reforçou que essa é uma construção coletiva e lembrou uma frase do antropólogo e sociólogo Darcy Ribeiro.

“Ele dizia que a crise na educação, no Brasil, não era uma crise, mas um projeto. Convido a todos aqui para assumir o compromisso de não deixar que isso se realize. Que a nossa educação seja um projeto, ampliando e democratizando o acesso à escola de qualidade. Precisamos de recursos, e que esses recursos sejam usados da melhor maneira, para que a educação promova igualdade de oportunidades para a nossa população”, disse, da mesma forma.

Integração é a chave

A primeira mesa do dia teve como tema “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”.

Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, defendeu que cultura e educação fazem parte de uma mesma árvore do conhecimento.

“Quanto maior o contato com arte e cultura, melhor o processo de aprendizagem. Por isso, a educação integral é tão importante, porque abarca vários aspectos ao mesmo tempo que, juntos, tornam a educação mais efetiva”, relatou.

Para Andrea Ewerton, diretora de parcerias da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, a educação integral só pode acontecer com a integração entre União, estados e municípios.

“Não adianta só ter recursos, é preciso intencionalidade, como aqui em Diadema, e integração com outras áreas e atividades, inclusive as práticas corporais e esportivas”, explicou.

Referência

Na visão de Pedro de Carvalho Pontual, diretor de Educação Popular da Secretaria de Participação Social da Presidência da República, Diadema é um território livre.

Além disso, há tempos é referência em políticas públicas na área de educação.

“A educação integral tem dois vértices principais: um é a participação e o protagonismo do cidadão. O outro é a educação popular, para que ela seja emancipadora e libertadora, capaz de promover, em sinergia com o esporte, a cultura, os direitos humanos e a cultura digital, uma verdadeira educação integral.”

Ao término do primeiro painel, os microfones foram abertos a perguntas e comentários dos participantes.

Raquel Franzim explicou que todo o conteúdo gerado neste e nos seminários das outras regiões vão compor, pela primeira vez, um documento com diretrizes nacionais para a educação.

Ela será submetido a várias entidades e, por fim, enviado ao Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Além das discussões nas mesas e painéis, o seminário conta também com estandes temáticos de cada um dos macrocampos do programa Mais Educação, da Prefeitura de Diadema.

Em cada um deles (Meio Ambiente, Arte e Cultura, Fala Curumim, Esporte, Acompanhamento Pedagógico e Dandara e Piatã) os próprios estudantes do Ensino Fundamental ficaram responsáveis por expor e demonstrar os materiais e as atividades relacionadas a cada um dos macrocampos.

Para acompanhar o seminário de forma virtual, acesse, portanto, a transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube.

O evento, em conclusão, vai até esta quinta (5), das 9h às 18h: https://www.youtube.com/@ministeriodaeducacao_MEC/featured

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