Diadema dá posse ao Conselho Municipal de Direitos Humanos

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Conselho é composto por 72 conselheiros, entre titulares e suplentes. Fotos: Dino Santos/PMD

Cidade é a primeira do ABCD a contar com o colegiado, que vai atuar na salvaguarda dos direitos humanos; evento contou com a presença do ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi e do ex-secretário nacional de Direitos das Crianças e dos Adolescentes Ariel de Castro Alves

A Prefeitura de Diadema deu posse, na noite desta terça-feira (08.08), à primeira formação do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) da cidade.

O evento, na Câmara Municipal de Diadema, teve, em primeiro lugar, a presença do prefeito José de Filippi Junior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria, da maior parte dos 72 conselheiros entre titulares e suplentes, de secretários municipais, vereadores e a participação do ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi e do advogado e ex-secretário nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes, Ariel de Castro Alves.

Para uma plateia de cerca de 100 pessoas, Filippi recebeu, acima de tudo, uma homenagem do Conselho recém-empossado.

Foi a apresentação de um vídeo produzido pela Associação Heinrich Plagge, que reúne os ex-empregados da Volkswagen, vitimados pela perseguição política na empresa entre 1964 e 1985.

O vídeo foi gravado na ocasião da entrega da medalha Lúcio Bellentani ao prefeito José de Filippi, pelos serviços prestados em defesa da democracia e dos direitos humanos, em evento realizado em maio de 2023.

Emoção

O prefeito Filippi se emocionou com a homenagem e destacou que a criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Diadema, formalizado pela Lei 4223/2022, de autoria do Executivo Municipal e por indicação do vereador Josa Queiroz (PT), faz parte dos esforços da administração municipal pela construção de uma sociedade mais justa.

“Assumimos o governo em um período de recrudescimento da pandemia de Covid-19. Em março de 2021, Diadema teve o mesmo número de mortes e nascimentos, uma situação totalmente fora do normal”, relembrou.

Filippi citou que a defesa dos direitos humanos é a defesa da vida, relembrou os esforços que a administração empenhou para ampliar o número de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para atender os pacientes contaminados por Covid-19, e outras ações que foram tomadas posteriormente.

“O Ambulatório DiaTrans, que oferece atendimento multidisciplinar para pessoas trans e travestis, o programa Diadema de Dandara e Piatã, que ensina história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas fundamentais, tudo isso colabora para uma sociedade melhor”, destacou.

A primeira formação do CMDH de Diadema tem como presidenta a mestre em Serviço Social e representante da Câmara Municipal, Sol Massari.

“O CMDH de Diadema está em construção na cidade, não nasceu pronto e acabado, nasceu para ser revisitado e reconstruído, se não for assim, não visa garantir direitos”, declarou a presidenta.

Desejo maior

A presidenta do Conselho, Sol Massari; o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi e o ex-secretário nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes Ariel de Castro Alves

Ariel de Castro Alves lembrou, acima de tudo, que o maior desejo dos defensores desta causa é que a atuação deles não seja mais necessária.

“Queremos, todos, poder nos dedicar a outras coisas, às nossas famílias, nossos estudos, mas enquanto habitação, saúde, educação, cultura e dignidade não forem direitos de todos, forem apenas para quem puder pagar, nós iremos trabalhar na defesa dos direitos humanos”, afirmou.

O ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi, que ocupou o cargo de 2005 a 2010, destacou que todas as transformações positivas da sociedade foram conquistas de quem luta pelos direitos humanos.

“Quem assume hoje esse conselho representa a continuidade da luta de Zumbi dos Palmares, de Olga Benário, de Tiradentes. Esse momento é um convite para que a gente assuma essa luta com convicção absoluta da vitória”, disse, em conclusão.

As reuniões do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Diadema serão realizadas em todas as primeiras terças-feiras do mês, às 14h30.

Acontecem no Centro de Formação Carlos Kopcak, na Rua Manoel da Nóbrega, 155, no Centro.

Leia mais sobre o CMDH, portanto, em https://portal.diadema.sp.gov.br/governo-conselhomunicipaldireitoshumanos/

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu