Título foi concedido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES) pela excelência dos programas e ações da Prefeitura que democratizam o acesso ao esporte na cidade
Diadema conquistou o título de Cidade Sul-Americana do Esporte para o ano de 2024.
O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (06.11), em um restaurante do município, pela entidade que concede o título, a Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES).
A conquista acontece ao final de visita técnica de comitiva à cidade que avaliou programas e ações de promoção esportiva e de lazer implementados pela Prefeitura.
Os membros da comitiva também conversaram com atletas e comunidade beneficiados.
O selo de ‘Cidade Sul-Americana do Esporte’, que tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco, é concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.
Pelos programas apresentados, e pela defesa técnica da candidatura realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, Diadema se qualificou para a obtenção do título.
Um dos compromissos da comitiva da ACES em Diadema foi conhecer o canteiro de obras do Quarteirão da Educação, complexo educacional, esportivo e cultural que a Prefeitura está construindo no Jardim Promissão.
O Quarteirão – na rua Pau do Café – terá quase 25 mil metros quadrados de área construída, com prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
A previsão é que o complexo seja entregue ano que vem.
No domingo (05.11), os técnicos da Secretaria de Educação da Prefeitura puderam apresentar aos representantes da ACES balanço das ações, projeção de atendimento para 2024 e como as políticas públicas implantadas na área promovem a qualidade de vida e a cidadania dos diademenses.
Entre as ações apresentadas, foram elencadas o Projeto Água Viva, com atividades aquáticas durante a semana e lazer aos finais de semana; equipes de rendimento esportivo, passando de três grupos competidores para 26 equipes em diversas modalidades esportivas; Práticas corporais; Escola de Esporte; Lazer na Cidade; Projeto Férias; Lazer Sobre Rodas; Programa Caminhando Bem e Mulheres em Movimento.
As ações afirmativas da área como Fundo de Apoio ao Esporte e Lazer (FAEL) e implementação da Bolsa Esporte foram alguns dos destaques.
Atualmente, mais de 40 mil pessoas são atendidas direta ou indiretamente em todos os serviços da Prefeitura.
Para 2024, é estimado um acréscimo de 5% na quantidade de atendidos.
O orçamento direto da pasta passou de R$ 9 milhões, em 2021, para R$ 18 milhões, previstos em 2024, o que representará o dobro de investimentos diretos no início da gestão.
John Swanson, presidente da comitiva da ACES, afirmou que os programas e ações da Prefeitura na área de esporte realmente fazem diferença na vida dos moradores.
“O esporte tem o poder de mudar o mundo e unir as pessoas de um jeito único. Nós testemunhamos o poder do esporte em Diadema, vimos crianças, estudantes, meninas, mulheres, homens, pessoas mais velhas, pessoas com deficiência praticando o esporte, aprendendo sobre disciplina e respeito aos outros e a si mesmo”, declarou.
Para a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, a conquista do reconhecimento como Cidade Sul-Americana do Esporte é fruto do trabalho que é feito há muitos anos no município.
“Aqui estão pessoas que construíram, constroem e ainda vão construir a história de Diadema. O esporte é um instrumento de acesso aos corações, à cidadania, reflexo de uma cidade educadora que ama a cultura, a educação. Estamos muito felizes de vermos a cidade sendo consagrada pelo esporte”, pontuou.
O prefeito José de Filippi Júnior não pôde participar do jantar e do anúncio da conquista porque estava em uma agenda com o governador Tarcísio de Freitas. Representando o poder Executivo, a vice-prefeita Patty Ferreira afirmou que a obtenção do selo é mais uma prova da transformação pela qual passa a cidade, em todas as áreas, desde 2021.
“Hoje é um momento de festa, de celebração e de lembrar que o nosso prefeito Filippi é o nosso técnico, ele coloca a bola no chão e a gente sai tocando” comparou. “Foram semanas de muito trabalho e dedicação e nós conseguimos mostrar o que Diadema tem de melhor. Saúdo toda a nossa equipe que fez esse sonho se realizar”, finalizou.
Fotos: Secom/PMD