Diadema celebra cultura afro

In ABCD, Cultura On
- Updated

Segunda quinzena do mês contará, acima de tudo, com rodas de conversa, apresentações musicais e eventos dedicados à cultura afrodescendente

A programação cultural da segunda quinzena de novembro em Diadema está, em primeiro lugar, repleta de eventos que valorizam a ancestralidade afrodescendente e os elementos da cultura hip-hop.

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra e à programação da 23ª edição do Kizomba – Festa da Raça, todos poderão participar, portanto, de diversas atividades espalhadas pelos equipamentos culturais da cidade.

Os amantes do hip-hop poderão, por exemplo, prestigiar, no domingo, 17 de novembro, no Centro Cultural Canhema, a partir das 10h, o 25º Aniversário da Casa do Hip-Hop.

O evento vai contar, em resumo, com batalhas de MCs, breaking, sets de DJs, dança e grafitti ao vivo. 

Para os entusiastas da música, na quarta-feira, 20 de novembro, na área externa do Centro Cultural Diadema, às 16h, irá acontecer o Show da Consciência Negra.

Shows

A programação inclui shows de Sandro Luiz, do trio formado por Beto Criolo, Nelsão e DJ Elcin, e das cantoras Bruna Black e Fabiana Cozza. 

No sábado, 30 de novembro, o Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e Matrizes Africanas Pai Francelino De Shapanan, dentro do Centro Cultural Nogueira, irá sediar, a partir das 13h, rodas de conversa, apresentações musicais e cortejos destinados à valorização e preservação da cultura afrodescendente. 

Os centros culturais de Diadema contam com intensa programação e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.

Confira a programação (sujeita a alteração)

18.11 – Segunda-feira – 14h (Encontro) 

Biblioteca de Inclusão Nogueira

R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira

KIZOMBA: Mancala Awelé – 06 anos

Um encontro onde o público é convidado a conhecer um dos jogos africanos mais antigos do mundo que trabalha, de forma lúdica e com materiais sustentáveis, o raciocínio matemático e o desenvolvimento de estratégias entre os competidores.

20.11 – Quarta-feira – 16h

Centro Cultural Diadema

Rua Graciosa, 300 – Centro

Show da Consciência Negra

Ponto máximo das celebrações da 23ª Kizomba, o primeiro Dia da Consciência Negra a ser celebrado com feriado em todo o território nacional, conforme lei federal sancionada em dezembro de 2023 pelo Presidente Lula, trará a Diadema apresentações inspiradoras de Sandro Luiz, do trio formado por Beto Criolo, Nelsão e DJ Elcin, e das cantoras Bruna Black e Fabiana Cozza.

21.11 – Quinta-feira – 19h 

Biblioteca de Inclusão Nogueira

R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira

KIZOMBA: Exposição Fotográfica: Breaking e Suas Expressões – Livre 

Celebrando a representatividade preta nas periferias de Diadema, Sarará Rodrigues mostra a força do breaking em uma exposição com resistência, identidade e orgulho, destacando eventos marcantes da cultura Hip Hop. Até 11/12. 

CENTRO CULTURAL TABOÃO

22.11 – Sexta-feira – 19h30 (Música)

Centro Cultural Taboão

Av. Dom João VI, 1393 – Taboão

KIZOMBA: Banda Groovy Nation – Livre 

A banda realiza um trabalho voltado para a Black Music, muito conhecida e tocada no exterior e também no Brasil. 

23.11 – Sábado – 15h (Cultura Popular)

CEU Das Artes

Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União

KIZOMBA: Festa Comunitária Cidadã – Livre 

Com atrações para toda a família, a festa contará com apresentações de ballet infantil, roda de capoeira, show da banda Punk e Raça Reggae, danças e participação especial do Circo Escola, com o menor carrinho do mundo com Trakina e seus Traks. Além de maquiagem artística infantil, brinquedos infláveis, show de mágica, serviços básicos de saúde, DJ e distribuição gratuita de cachorro-quente, refrigerante, pipoca e algodão doce.

• 18h30

Centro de Formação Carlos Kopcak

R. Manoel da Nóbrega, 155 – Centro

1° Seminário Trancistas Em Movimento: O Futuro é Ancestral e Prêmio Ordalina Cândido 

Lidia Xavier, Crioleza Sarah e Suzana Maria, referências na área da beleza preta, discutirão o futuro e a ancestralidade do trabalho das trancistas, mediado por Gabe Imani. Com o apoio do Coletivo Suka Trancistas de Diadema, o evento também contará com a entrega do Prêmio Ordalina Cândido, em homenagem às trancistas da cidade. 

27/11 – Quarta-feira – 19h (Encontro)

Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras

KIZOMBA: Festa da Raça – Livre

Uma noite de apresentações das oficinas que dialogam com a cultura negra, como Trança Afro, Roda de Capoeira, Samba Rock e Costura Criativa, com participação do grupo Tribo Mubanjí Africanidade. O evento contará com as barracas dos coletivos de afroempreendores da cidade. 

30.11 – Sábado – A partir das 13h (Cultura Popular) – Livre 

Centro De Referência Das Culturas Dos Povos Tradicionais E Matrizes Africanas Pai Francelino De Shapanan 

R. Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira

13h – KIZOMBA: Intolerâncias, Acolhimentos e Aquilombamentos 

Uma roda de conversa sobre intolerâncias nas casas de axé e as maneiras como três zeladoras de diferentes raízes, Ketu, Angola e Mina-Gêge, lidam com o preconceito e acolhem pessoas em seus terreiros, verdadeiros quilombos urbanos e contemporâneos. 

14h30 – KIZOMBA: Maracatu Sementes de Macaíba

O Grupo Sementes de Macaíba apresenta um cortejo de maracatu de baque virado pelas ruas do bairro Vila Nogueira, promovendo esta manifestação de cultura popular e o enriquecimento humano da população local, com música, dança, canto e brincadeiras. 

15h30 – KIZOMBA: Samba de Caboclo 

O grupo de jovens da tradicional casa Ilê Axé Nochê Abê Manjá Orubarana apresentará chulas, toadas e cantigas, e promoverá um encontro lúdico com a mais autêntica expressão do samba de caboclo, também conhecido como samba duro ou de roda.

You may also read!

Prefeito Orlando Morando entrega ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Novo prédio tem capacidade para atender 270 novos estudantes dentro do Programa Educar Mais; Prefeitura de São Bernardo ampliou

Read More...

Mauá terá Baile do Viver Bem e prefeito dança com ausência de Tarcísio

Joaquim Alessi Para celebrar os 70 anos de Mauá e também marcar o encerramento das atividades do ano de 2024,

Read More...

Médicos avançam em técnicas para remoção de tumores raros que desafiam a medicina

Trabalho conjunto entre cirurgiões oncológicos, anestesistas e equipes de assistência torna hospital uma das referências no País em cirurgias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu