Segunda quinzena do mês contará, acima de tudo, com rodas de conversa, apresentações musicais e eventos dedicados à cultura afrodescendente
A programação cultural da segunda quinzena de novembro em Diadema está, em primeiro lugar, repleta de eventos que valorizam a ancestralidade afrodescendente e os elementos da cultura hip-hop.
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra e à programação da 23ª edição do Kizomba – Festa da Raça, todos poderão participar, portanto, de diversas atividades espalhadas pelos equipamentos culturais da cidade.
Os amantes do hip-hop poderão, por exemplo, prestigiar, no domingo, 17 de novembro, no Centro Cultural Canhema, a partir das 10h, o 25º Aniversário da Casa do Hip-Hop.
O evento vai contar, em resumo, com batalhas de MCs, breaking, sets de DJs, dança e grafitti ao vivo.
Para os entusiastas da música, na quarta-feira, 20 de novembro, na área externa do Centro Cultural Diadema, às 16h, irá acontecer o Show da Consciência Negra.
Shows
A programação inclui shows de Sandro Luiz, do trio formado por Beto Criolo, Nelsão e DJ Elcin, e das cantoras Bruna Black e Fabiana Cozza.
No sábado, 30 de novembro, o Centro de Referência das Culturas dos Povos Tradicionais e Matrizes Africanas Pai Francelino De Shapanan, dentro do Centro Cultural Nogueira, irá sediar, a partir das 13h, rodas de conversa, apresentações musicais e cortejos destinados à valorização e preservação da cultura afrodescendente.
Os centros culturais de Diadema contam com intensa programação e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.
Confira a programação (sujeita a alteração)
18.11 – Segunda-feira – 14h (Encontro)
Biblioteca de Inclusão Nogueira
R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira
KIZOMBA: Mancala Awelé – 06 anos
Um encontro onde o público é convidado a conhecer um dos jogos africanos mais antigos do mundo que trabalha, de forma lúdica e com materiais sustentáveis, o raciocínio matemático e o desenvolvimento de estratégias entre os competidores.
20.11 – Quarta-feira – 16h
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 – Centro
Show da Consciência Negra
Ponto máximo das celebrações da 23ª Kizomba, o primeiro Dia da Consciência Negra a ser celebrado com feriado em todo o território nacional, conforme lei federal sancionada em dezembro de 2023 pelo Presidente Lula, trará a Diadema apresentações inspiradoras de Sandro Luiz, do trio formado por Beto Criolo, Nelsão e DJ Elcin, e das cantoras Bruna Black e Fabiana Cozza.
21.11 – Quinta-feira – 19h
Biblioteca de Inclusão Nogueira
R. Bernardo Lôbo, 263 – Vila Nogueira
KIZOMBA: Exposição Fotográfica: Breaking e Suas Expressões – Livre
Celebrando a representatividade preta nas periferias de Diadema, Sarará Rodrigues mostra a força do breaking em uma exposição com resistência, identidade e orgulho, destacando eventos marcantes da cultura Hip Hop. Até 11/12.
CENTRO CULTURAL TABOÃO
22.11 – Sexta-feira – 19h30 (Música)
Centro Cultural Taboão
Av. Dom João VI, 1393 – Taboão
KIZOMBA: Banda Groovy Nation – Livre
A banda realiza um trabalho voltado para a Black Music, muito conhecida e tocada no exterior e também no Brasil.
23.11 – Sábado – 15h (Cultura Popular)
CEU Das Artes
Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União
KIZOMBA: Festa Comunitária Cidadã – Livre
Com atrações para toda a família, a festa contará com apresentações de ballet infantil, roda de capoeira, show da banda Punk e Raça Reggae, danças e participação especial do Circo Escola, com o menor carrinho do mundo com Trakina e seus Traks. Além de maquiagem artística infantil, brinquedos infláveis, show de mágica, serviços básicos de saúde, DJ e distribuição gratuita de cachorro-quente, refrigerante, pipoca e algodão doce.
• 18h30
Centro de Formação Carlos Kopcak
R. Manoel da Nóbrega, 155 – Centro
1° Seminário Trancistas Em Movimento: O Futuro é Ancestral e Prêmio Ordalina Cândido
Lidia Xavier, Crioleza Sarah e Suzana Maria, referências na área da beleza preta, discutirão o futuro e a ancestralidade do trabalho das trancistas, mediado por Gabe Imani. Com o apoio do Coletivo Suka Trancistas de Diadema, o evento também contará com a entrega do Prêmio Ordalina Cândido, em homenagem às trancistas da cidade.
27/11 – Quarta-feira – 19h (Encontro)
Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
KIZOMBA: Festa da Raça – Livre
Uma noite de apresentações das oficinas que dialogam com a cultura negra, como Trança Afro, Roda de Capoeira, Samba Rock e Costura Criativa, com participação do grupo Tribo Mubanjí Africanidade. O evento contará com as barracas dos coletivos de afroempreendores da cidade.
30.11 – Sábado – A partir das 13h (Cultura Popular) – Livre
Centro De Referência Das Culturas Dos Povos Tradicionais E Matrizes Africanas Pai Francelino De Shapanan
R. Marcos de Azevedo, 240 – Vila Nogueira
13h – KIZOMBA: Intolerâncias, Acolhimentos e Aquilombamentos
Uma roda de conversa sobre intolerâncias nas casas de axé e as maneiras como três zeladoras de diferentes raízes, Ketu, Angola e Mina-Gêge, lidam com o preconceito e acolhem pessoas em seus terreiros, verdadeiros quilombos urbanos e contemporâneos.
14h30 – KIZOMBA: Maracatu Sementes de Macaíba
O Grupo Sementes de Macaíba apresenta um cortejo de maracatu de baque virado pelas ruas do bairro Vila Nogueira, promovendo esta manifestação de cultura popular e o enriquecimento humano da população local, com música, dança, canto e brincadeiras.
15h30 – KIZOMBA: Samba de Caboclo
O grupo de jovens da tradicional casa Ilê Axé Nochê Abê Manjá Orubarana apresentará chulas, toadas e cantigas, e promoverá um encontro lúdico com a mais autêntica expressão do samba de caboclo, também conhecido como samba duro ou de roda.