Aula inaugural deu boas-vindas a 40 alunos que atuarão, acima de tudo, no Hospital Municipal, UPA Centro e Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Diadema assinou, em primeiro lugar, o termo de convênio entre o município e a Universidade Brasil.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.
Contou, além disso, com as presenças do prefeito, Taka Yamauchi, e da reitora da universidade, Bárbara Izabela Costa.
Os 40 alunos, que estão nos quintos e sextos anos do curso de Medicina, atuarão, portanto, no Hospital Municipal de Diadema, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas áreas de clínica geral, pediatria e psiquiatria.
O prefeito de Diadema deu, em suma, as boas-vindas aos alunos.
Agradeceu pela escolha da cidade e destacou aos futuros médicos a experiência única que terão na rede municipal.
Compromisso com a saúde
“Cada atendimento é uma oportunidade de aprender, de se conectar com pacientes, de compreender suas histórias e necessidades, e de desenvolver empatia e humanidade na prática médica. O que vocês fizerem aqui vai impactar vidas de verdade – e vocês também sairão transformados dessa experiência”, afirmou, em resumo.
“Aproveitem cada momento, ouçam os profissionais que trabalham aqui há anos, aprendam com os desafios, mas também com as conquistas, e nunca se esqueçam de que a medicina é, acima de tudo, sobre pessoas. Esse convênio representa mais do que a formalização de um acordo, representa cuidado, oportunidade e compromisso com a saúde da nossa população”, continuou, da mesma forma.
A reitora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa, agradeceu a oportunidade de celebrar o convênio.
“A universidade se sente muito honrada em estar em uma cidade tão dinâmica, com inúmeros cenários que vão engrandecer o aprendizado dos alunos”, disse.
E prosseguiu: “Eles estão aqui de alma e coração abertos para aprender e também para ajudar no atendimento médico ao cidadão”.
Portas abertas
O secretário de Saúde de Diadema, Antonio Carlos do Nascimento, ressaltou que a assinatura do convênio não é apenas uma formalidade.
Destacou que representa que as portas estão abertas para a integração entre ensino e serviço.
“Fortalecemos nossa rede de saúde e proporcionamos a futuros médicos a rica oportunidade de aprender, na prática, o valor de um SUS humanizado, inclusivo e transformador. Nossos pacientes serão beneficiados com a parceria, que traz novos olhares, energia e inovação para as unidades. Em contrapartida, os estudantes terão contato direto com a realidade da saúde pública, desenvolvendo competências técnicas e, sobretudo, responsabilidade social”.
O secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, reitor da Universidade Brasil de 2020 a 2023, celebrou a formalização do convênio.
“São alunos que estão quase se formando e que vão poder ajudar no dia a dia dos serviços de saúde, além de colocar o aprendizado da universidade em prática. Estamos em um trabalho muito intenso em Diadema e quero saudar a parceria muito grande que existe entre educação e saúde em prol do município”, disse.
Oportunidades e sonhos
Aluno do 9º semestre, Elizardo Junior iniciou o estágio na clínica médica da UPA Centro neste mês, e contou tudo tem sido de grande aprendizado.
“Está sendo uma experiência única, com preceptores e equipe de enfermagem muito bem preparados e dedicados a ensinar da melhor forma possível. Daqui a dois anos, espero sair preparado para atender e melhor servir a população. É um sonho”, afirmou.
Já Lorenny Campos, aluna do 11º semestre, iniciou o estágio em psiquiatria no Hospital Municipal.
“É um lugar que dá todas as oportunidades de aprendizado, desde atender o paciente que chega em crise até acompanhar a internação”, explicou.
“Vamos fazer rotação pelas especialidades, o que possibilita aprender muito e se colocar no lugar dos profissionais para decidir qual especialidade médica seguir”, disse, em conclusão.
