Diadema assina convênio com a Universidade Brasil e recebe estagiários de Medicina na rede municipal

In ABCD On
- Updated
Fotos: PMD

Aula inaugural deu boas-vindas a 40 alunos que atuarão, acima de tudo, no Hospital Municipal, UPA Centro e Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Diadema assinou, em primeiro lugar, o termo de convênio entre o município e a Universidade Brasil.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.

Contou, além disso, com as presenças do prefeito, Taka Yamauchi, e da reitora da universidade, Bárbara Izabela Costa.

Os 40 alunos, que estão nos quintos e sextos anos do curso de Medicina, atuarão, portanto, no Hospital Municipal de Diadema, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas áreas de clínica geral, pediatria e psiquiatria.

O prefeito de Diadema deu, em suma, as boas-vindas aos alunos.

Agradeceu pela escolha da cidade e destacou aos futuros médicos a experiência única que terão na rede municipal.

Compromisso com a saúde

“Cada atendimento é uma oportunidade de aprender, de se conectar com pacientes, de compreender suas histórias e necessidades, e de desenvolver empatia e humanidade na prática médica. O que vocês fizerem aqui vai impactar vidas de verdade – e vocês também sairão transformados dessa experiência”, afirmou, em resumo.

“Aproveitem cada momento, ouçam os profissionais que trabalham aqui há anos, aprendam com os desafios, mas também com as conquistas, e nunca se esqueçam de que a medicina é, acima de tudo, sobre pessoas. Esse convênio representa mais do que a formalização de um acordo, representa cuidado, oportunidade e compromisso com a saúde da nossa população”, continuou, da mesma forma.

A reitora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa, agradeceu a oportunidade de celebrar o convênio.

“A universidade se sente muito honrada em estar em uma cidade tão dinâmica, com inúmeros cenários que vão engrandecer o aprendizado dos alunos”, disse.

E prosseguiu: “Eles estão aqui de alma e coração abertos para aprender e também para ajudar no atendimento médico ao cidadão”.

Portas abertas

O secretário de Saúde de Diadema, Antonio Carlos do Nascimento, ressaltou que a assinatura do convênio não é apenas uma formalidade.

Destacou que representa que as portas estão abertas para a integração entre ensino e serviço.

“Fortalecemos nossa rede de saúde e proporcionamos a futuros médicos a rica oportunidade de aprender, na prática, o valor de um SUS humanizado, inclusivo e transformador. Nossos pacientes serão beneficiados com a parceria, que traz novos olhares, energia e inovação para as unidades. Em contrapartida, os estudantes terão contato direto com a realidade da saúde pública, desenvolvendo competências técnicas e, sobretudo, responsabilidade social”.

O secretário de Educação de Diadema, Felipe Sigollo, reitor da Universidade Brasil de 2020 a 2023, celebrou a formalização do convênio.

“São alunos que estão quase se formando e que vão poder ajudar no dia a dia dos serviços de saúde, além de colocar o aprendizado da universidade em prática. Estamos em um trabalho muito intenso em Diadema e quero saudar a parceria muito grande que existe entre educação e saúde em prol do município”, disse.

Oportunidades e sonhos

Aluno do 9º semestre, Elizardo Junior iniciou o estágio na clínica médica da UPA Centro neste mês, e contou tudo tem sido de grande aprendizado.

“Está sendo uma experiência única, com preceptores e equipe de enfermagem muito bem preparados e dedicados a ensinar da melhor forma possível. Daqui a dois anos, espero sair preparado para atender e melhor servir a população. É um sonho”, afirmou.

Já Lorenny Campos, aluna do 11º semestre, iniciou o estágio em psiquiatria no Hospital Municipal.

“É um lugar que dá todas as oportunidades de aprendizado, desde atender o paciente que chega em crise até acompanhar a internação”, explicou.

“Vamos fazer rotação pelas especialidades, o que possibilita aprender muito e se colocar no lugar dos profissionais para decidir qual especialidade médica seguir”, disse, em conclusão.

You may also read!

Reconhecimento facial do Smart Sanca ajuda a capturar procurado pela Justiça no Boa Vista, em São Caetano

A atuação integrada do Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do

Read More...

Consórcio do ABCD elabora planejamento de ações para 2026 com definição de projetos prioritários

Foco neste ano está voltado, acima de tudo, para o fortalecimento da Saúde, Segurança, Cultura e Turismo O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Santo André realiza obras noturnas de modernização na Rua Siqueira Campos

Importante corredor da região central ganhará novos asfalto, sinalização e abrigos de ônibus Uma das principais vias da região central

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu