A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), decidiu antecipar para este sábado (13), o início da vacinação contra a Covid-19 para moradores de Diadema com 75 e 76 anos
Além disto, quem tem mais de 77 anos e ainda não recebeu a primeira dose (e já fez ou não cadastramento) também pode participar do primeiro “Dia D” de vacinação municipal que ocorrerá simultaneamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade, das 8h às 16h.
Neste dia, em especial, não será necessário agendamento prévio, mas atenção: o idoso deverá apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.
Importante destacar que essa iniciativa visa atingir as pessoas que não conseguem procurar a UBS em dias úteis. Para garantir a segurança dos profissionais da saúde e do próprio munícipe, a equipe técnica da SMS orienta que o idoso vá acompanhado, no máximo, de um acompanhante para evitar aglomerações.
“Todas as 20 UBS estarão abertas para receber com muito carinho perto de 3 mil moradores de Diadema acima de 75 anos, são cerca de 20 pessoas por hora em cada unidade, então não precisa aglomerar e lembrando que é uma antecipação, as pessoas podem ter tranquilidade porque durante a semana a vacinação continuará acontecendo. É isso que queremos: garantir a vacinação dessa população acima de 75 anos e vamos insistir para que as vacinas continuem chegando na nossa cidade”, afirmou o prefeito José de Filippi Jr.
Outro ponto importante é que a partir de segunda-feira (15), a vacinação volta a seguir as regras anteriores, ou seja, será feita apenas mediante agendamento, já que os demais atendimentos de rotina da unidade estarão ocorrendo normalmente.
Busca ativa
Também nesse sábado (13), a Prefeitura de Diadema, por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família de 14 UBS que ainda não atingiram 90% de cobertura vacinal dos idosos acima de 90 anos farão busca ativa nos domicílios para vacinar aqueles munícipes dessa faixa etária que já deveriam ter sido vacinados e, por algum tipo de limitação de saúde ou dificuldade de locomoção, ainda não conseguiram comparecer à unidade para receber a aplicação do imunizante.
Balanço da Vacinação
Diadema aplicou até essa quinta-feira (12), 21.302 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 16.120 primeiras doses e 15.182 segundas doses.
Nesta sexta-feira (12), a Central de Imunobiológicos da Secretaria Municipal da Saúde recebe mais uma remessa de Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan). Segun
do informações do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológico) serão mais 2.930 doses, sendo 90% destinadas às primeiras doses (D1) dos idosos entre 75 e 77 anos e mais 14% (D1) para vacinar com aqueles com 77 a 79 anos.
Com esse novo quantitativo, Diadema contabiliza o recebimento de 30.466 doses recebidas, sendo 22.546 Coronavac e 7.920 doses da Covishiel (AstraZeneca-Oxford/Biomanguinhos). O município segue respeitando os critérios de priorização preconizados nos Planos Nacional e Estadual de Imunização e aguarda novas remessas de imunizantes para dar início à imunização dos demais públicos da campanha de vacinação. Primeira dose de profissionais da saúde Diadema continua vacinando os profissionais de saúde com a primeira dose, mas de acordo com critérios de priorização tais como morar e/ou trabalhar em Diadema e estar, no momento, atuando em uma Unidade de Saúde e, principalmente, com a disponibilidade de doses para esse grupo.
Quem já se cadastrou [pelo FormSUS, telefone ou site da PMD – (http://www.diadema.sp.gov.br/covid)] deve ficar atento à convocação da unidade de saúde, mas não precisa fazer nenhum outro tipo de cadastro. Neste sábado, a vacinação é para exclusiva para o público idoso acima de 75 anos.