Dia do Engenheiro Ambiental: Profissional é essencial para o setor de saneamento

In ABCD On
- Updated

Na próxima semana, em 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro AmbientalA BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá destaca que a atuação desse profissional é essencial para o setor de saneamento, assim como para a mitigação de impactos ambientais e conservação dos recursos naturais.

Atuando na conservação da qualidade da água, do ar e do solo, no setor de saneamento o profissional pode administrar redes de distribuição de água e coleta de esgoto, ou estações de tratamento de água e esgoto, buscando soluções que garantam melhor qualidade de vida para os cidadãos.

Em Mauá, a estação da cidade trata cerca de 59 milhões de litros de esgoto por dia e é coordenada pelo engenheiro ambiental Eduardo Curtis. Ele atua na empresa há cerca de quatro anos e tem como função promover o desenvolvimento sustentável do município por meio da aplicação de novas tecnologias que colaborem com o avanço dos indicadores de saneamento.

Em atenção aos aspectos ambientais, econômicos e sociais da cidade, Eduardo acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado em Mauá, que atualmente se destaca com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo, 93% de coleta de esgoto e 87% de tratamento.

Eduardo ressalta que a atuação como engenheiro ambiental no setor de saneamento não é somente para quem deseja contribuir com boas práticas ambientais, mas também para quem tem potencial e busca fazer a diferença na vida das pessoas.

“Considero que fiz a escolha certa. Escolhi ser engenheiro ambiental para promover o equilíbrio entre a conservação do meio ambiente e as atividades humanas, e hoje trabalho em prol do desenvolvimento de Mauá levando saneamento para muito além do básico, promovendo a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservando a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Curtis.

Quando não há saneamento, o que não é o caso de Mauá, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, com o avanço dos indicadores de esgoto tratado, é possível perceber uma transformação na qualidade de vida e bem-estar da população, além de uma melhora significativa nos mananciais, córregos e nos rios que cortam a cidade.

A BRK parabeniza todos os profissionais de engenharia ambiental que se dedicam a conservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, mitigando os impactos causados por diversas atividades na natureza.

You may also read!

Inteligência Artificial é tema de podcast da Acisa

A linguagem dos Dados e o papel transformador da IA nas corporações será o tema do último episódio de

Read More...

Abiquim está em Busan, na Coreia do Sul, paraa última rodada de discussões do Acordo Global do Plástico

A Abiquim - enquanto entidade acreditada na UNEP (UnitedNations Environment Programm) – está em Busan, Coreia do Sul, entre

Read More...

Prefeitura de São Caetano prorroga prazo de matrícula para o Ensino Médio Municipal 2025

Os alunos contemplados por sorteio público para uma vaga de Ensino Médio na EME Profª Alcina Dantas Feijão e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu