Dia da Pizza: ingredientes naturais enriquecem o sabor e elevam o valor nutricional

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated
Divulgação

Nutricionista do CEUB recomenda molhos frescos e substituir os ultraprocessados para comemorar a data sem culpa

O Dia Mundial da Pizza, comemorado em 10 de julho, carrega também parte da história do Brasil.

A primeira pizzaria no País foi inaugurada em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo.

A receita, trazida por imigrantes italianos na época do café, ganhou popularidade e recebeu um toque único com os ingredientes locais.

Para celebrar a data sem moderação, a professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, dá dicas de como harmonizar a pizza com alimentação saudável e balanceada.

Para preparar uma pizza saudável, Paloma Popov recomenda optar por ingredientes naturais, a começar pelo molho de tomate caseiro, evitando os conservantes e aditivos dos molhos industrializados.

“Uma boa pedida é escolher uma massa integral ou de fermentação natural para aumentar o valor nutricional”, indica a nutricionista, uma vez que, por tradição, a pizza comum é feita com massa fermentada, semelhante à massa de pão.

Quanto ao recheio, a dica é: “Usar queijos magros, como ricota ou muçarela de búfala, e adicionar vegetais frescos: espinafre, rúcula, tomate, pimentão, abobrinha e berinjela. Proteínas magras, como frango grelhado ou atum, também são ótimas opções. Para finalizar, ervas frescas, como manjericão, orégano e alecrim, podem dar um toque especial”, destaca.

Segundo a docente do CEUB, o ideal é evitar os ultraprocessados, encontrados na maioria das pizzas. Nesta lista entram embutidos como calabresa, presunto e pepperoni. “Há alternativas como carne e frango desfiados e ingredientes preparados de forma caseira. Frango desfiado, milho e a clássica pizza marguerita, que leva queijo, tomate e manjericão, são excelentes escolhas para uma alimentação mais equilibrada”, explica.

Substituições saudáveis

Para reduzir o teor calórico da pizza sem comprometer o sabor, Paloma Popov recomenda investir em cada processo focado no mais natural possível.

É o caso dos molhos de tomate industrializados, que contêm amido, conservantes e corantes, diminuindo a qualidade da pizza.

“Um molho caseiro feito com tomates frescos e temperos naturais, como alho e manjericão, oferece um sabor superior e melhor valor nutricional.”

Os queijos, embora sejam processados, podem ser utilizados com moderação, com atenção para o índice de gordura de cada um, alerta a professora de Nutrição.

“Queijos mais amarelos, como muçarela, prato, provolone e cheddar, são mais gordurosos. Já o queijo minas, por exemplo, é menos gorduroso e usado em pizzas com combinações interessantes, como queijo minas com rapadura ou melado de cana. A muçarela é o queijo mais tradicional para pizza por seu derretimento perfeito e o bonito dourado que proporciona.”

Para as pizzas vegetarianas e veganas, a docente do CEUB recomenda diferentes tipos de queijos, sendo o tofu uma boa alternativa. Segundo ela, as invenções são diversas e podem ser nutritivas, combinadas com ingredientes como brócolis, alho, abobrinha e berinjela. Sobre a quantidade, Popov destaca que a pizza está associada a um momento prazeroso, de reunião com a família e amigos, sendo a porção ideal aquela que satisfaz a fome sem exageros. “A pizza já remete à ideia de comemoração, seja de um evento específico ou não. Essa é, para mim, a tradição mais especial de comer pizza”, conclui a nutricionista.

You may also read!

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação começa nesta segunda em Santo André

Programação traz palestras, visitas de turismo industrial, Prêmio Santo André de Inovação e o Dia D da Empregabilidade para

Read More...

Ainda dá tempo: Atrium Shopping proporciona encontro com o novo melhor “auamigo”

Neste domingo (10.11) e no próximo (17) acontece, acima de tudo, a feira de adoção de pets das 11h

Read More...

CGE de São Caetano alerta sobre entrada de veículo envolvido no furto de um Renegade no Bairro Prosperidade

Um alerta do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano às Forças de Segurança, na tarde de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu