Deu match! Logística cresce com auxílio da tecnologia em nuvem

In Canto do Joca, Ciência e Tecnologia On

O setor de logística não para de crescer.

No acumulado de janeiro a setembro/2021 foi gerado um total de 74.765 empregos no setor de transporte, segundo dados da CNT.

O maior saldo na criação de empregos formais (+90.483) ocorreu no segmento de transporte rodoviário de cargas (TRC). 

De acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, realizado pela AT&M, o país apresentou R$ 3 trilhões em movimentação de carga no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os R$ 2,1 trilhões registrados no mesmo período de 2020. Ou seja, um aumento de 38%.

Entre os fatores que vêm alavancando a logística no Brasil, está a transformação digital e a tecnologia em nuvem.

Um exemplo é o APP Freto.

É na palma da mão, de forma simples e ágil, que o Freto vem conectando caminhoneiros e cargas, muitas vezes em menos de um minuto, com ajuda da tecnologia em nuvem.

O ganha-ganha é para todos os lados: menor tempo de espera para o caminhoneiro, rentabilidade e segurança para o transportador e embarcador e crescimento para as empresas de tecnologia em nuvem.

O APP Freto já ultrapassou a marca de 8 bilhões em fretes movimentados. São mais de 3.500 contratações diariamente que transportam 150 mil toneladas de carga. Já são 125 mil caminhoneiros e 300 mil veículos cadastrados no APP.

Segundo o diretor de TI do Freto, Ricardo Morale, a logtech cresceu rapidamente: “Na área de Tecnologia da Informação, nosso grande desafio era segregar toda a parte de tecnologia do Freto, que ainda estava ligada à governança do Grupo (da Ticket), precisávamos de agilidade e ganhos operacionais. Para isso buscamos o suporte tecnológico especializado da :upd8, empresa especializada em migrações complexas”, explica Morale. O spin-off aconteceu a partir de março de 2021.

O Freto migrou todas as suas aplicações, perto de 100 servidores, em 2 meses. “A ação foi fundamental, um acelerador para que pudéssemos mudar o rumo rapidamente. A escolha da cloud também foi certeira. Escolhemos a AWS, estamos alocados na América do Norte”, conta Morale.

O diretor e cofundador da :upd8, Fernando Falaschi, empresa responsável pela migração do Freto, explica que com a pandemia, a tecnologia em nuvem passou a ser fator decisivo para as empresas de transporte aprimorarem os serviços e crescerem de acordo com a demanda. “O setor de logística é um dos que mais tem demandado pela migração em nuvem em busca principalmente de agilidade, segurança e crescimento flexível (sob demanda), além da redução de custos. A estratégia também economiza energia, atendendo às práticas ESG”. Em contrapartida, a demanda pela cloud computing tem contribuído para o crescimento das empresas de tecnologia. “A :upd8 viu seu faturamento crescer 145% nos últimos anos”, destacou Falaschi.

Para os clientes finais do APP Freto (embarcadores e caminhoneiros) a infraestrutura em cloud trouxe benefícios em três pilares: performance, disponibilidade e segurança. “Com 100% das operações em cloud, estamos prontos para crescer exponencialmente em escala e atingir outros mercados”, ressaltou Morale.

You may also read!

Carnaval da Família leva público de diversas idades ao Paço de Ribeirão Pires

Em ambiente seguro, foliões puderam curtir, em primeiro lugar, músicas carnavalescas, bloquinhos, concursos de fantasia e muito mais Marchinhas carnavalescas,

Read More...

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Prefeitura de Diadema aplica mais de 2,4 mil doses de vacinas em mutirão

Ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e priorizou a imunização contra a dengue em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu