A deputada estadual Carla Morando (PSDB) participou de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres, para tratar sobre a implantação de uma segunda Vara de Violência Doméstica em São Bernardo do Campo.
O encontro também contou, além disso, com a presença do Dr. Luiz Ricardo Bertanha, presidente da Subseção OAB de São Bernardo; Dr. Mário Rubens, juiz da Vara da Violência Doméstica; Dra. Simone Todorov, presidente da Comissão de Violência Doméstica e Dra. Adriana Bertanha, presidente da Comissão de Direito Sistêmico (todas da OAB-SBC), que apresentaram dados e argumentos técnicos reforçando a necessidade da ampliação do atendimento.
Atualmente, São Bernardo conta, por exemplo, com apenas uma Vara especializada.
A mesma enfrenta, portanto, alta demanda de processos e atendimentos.
Isso reflete-se, em suma, no crescimento dos casos de violência doméstica e familiar na cidade nos últimos anos.
Durante a reunião, a deputada destacou, da mesma forma, a importância de fortalecer as políticas públicas e a estrutura do sistema de justiça para proteger as mulheres e garantir agilidade nos processos.
“A vara de violência doméstica de São Bernardo está sobrecarregada, e é fundamental ampliar o atendimento. Precisamos garantir que as mulheres recebam acolhimento, segurança e justiça com a agilidade que a situação exige”, afirmou, em resumo, Carla Morando.
A parlamentar tem atuado em diversas frentes em defesa das mulheres.
São projetos e ações voltadas ao combate à violência, geração de oportunidades e fortalecimento da rede de apoio em
todo o Estado.
