Em um movimento estratégico para o fortalecimento do PSDB paulista, a deputada estadual Ana Carolina Serra oficializou, nesta terça-feira, 31, sua filiação ao tucanato.
O evento, realizado no Auditório Teotônio Vilela, na ALESP, reuniu lideranças estaduais, prefeitos e militantes para celebrar a chegada da parlamentar e novas filiações.
Consolidada como “campeã de emendas” para o ABCD, Ana Carolina carrega um histórico de R$ 82,8 milhões destinados às sete cidades da região desde 2023.
Mais do que números, sua trajetória é pautada pelo conceito de “cuidar das pessoas”, DNA desenvolvido durante sua gestão à frente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
Ruth Cardoso como inspiração
Em seu discurso de filiação, visivelmente emocionada, a deputada reafirmou que seu propósito na política é transformar o cotidiano de quem mais precisa. “A política só faz sentido quando se traduz em cuidado real com o cidadão. Minha chegada ao PSDB é movida por essa convicção: a de que a social-democracia se faz na prática, garantindo dignidade às famílias e proteção a quem mais precisa”, afirmou a deputada, citando o legado de Ruth Cardoso como sua maior inspiração.
“Nosso projeto segue junto para devolver ao PSDB e ao Grande ABC ainda mais representatividade. Entro hoje neste ninho tucano com muita confiança e coragem”, afirmou.
Vozes de Apoio e Liderança
O presidente estadual do PSDB e ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra, marido da deputada, deu as boas-vindas destacando a competência técnica da parlamentar, idealizadora de programas como o Moeda Verde e a Escola de Ouro.
“Nossa nova tucana é uma companheira de todas as horas. Seja bem-vinda ao ninho”, celebrou Paulo Serra, marido da deputada.
A deputada Damaris Moura, parceira de bancada na ALESP, reforçou a importância da representatividade feminina: “É uma honra recebê-la no PSDB. Você representa bem as mulheres do nosso Estado e sei que tem o compromisso inabalável de servir as pessoas”.
Célia Leão, quadro histórico da sigla com 38 anos de militância, também saudou a chegada.
“A Ana Carolina Serra está hoje fazendo crescer o bico do nosso tucano. Este partido tem os melhores quadros para seguir escrevendo a história deste Estado e do País, disse.”
Força Regional e Mobilidade
Atualmente à frente da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) e da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Ana Carolina lidera a articulação pela expansão da malha metroviária no ABC, entendendo a mobilidade como ferramenta de inclusão.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), destacou o perfil da deputada: “Mulher de fé, fibra e guerreira. Vejo competência em cada gesto e sei que sua dedicação fará o PSDB avançar ainda mais”, disse.
Principais Destaques do Mandato (2023-2026):
- Investimento Recorde: R$ 82.867.000,00 em emendas destinadas às sete cidades do ABC.
- Saúde da Mulher: Autora da lei estadual e envio de mamógrafos para Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
- Economia Circular: Expansão dos programas Moeda Verde, Moeda Pet e Doe Tampinhas.
- Infraestrutura: Liderança na pauta do Metrô no ABC e recursos para o SUS.
Presenças de Destaque:
O auditório lotado contou com a participação de figuras centrais da política:
- Gilvan Ferreira, prefeito de Santo André, acompanhado da vice-prefeita Silvana Medeiros, que ressaltou a importância das emendas da deputada para a cidade.
- Akira Auriani, prefeito de Rio Grande da Serra.
- Vinicius Camarinha, prefeito de Marília e vice-presidente estadual do PSDB, que definiu a deputada como “competente, focada e apaixonada”.
- Luiz Oliveira, presidente municipal do PSDB e secretário-geral: “Um dia simbólico para aplaudir a militância que mantém este partido de pé.”
- Lideranças Setoriais: Erika Santos (PSDB Mulher), Ivan Santos (PSDB Diversidade) e Daniel Tosi (Juventude PSDB).
- Gileno Gomes, ex-deputado estadual.
Ao encerrar o evento, Ana Carolina deixou um recado aos novos filiados: “Propósito é o que nos move. Não desistam da vontade de fazer a diferença na vida das pessoas.”
