Defesa Civil de Diadema investe em prevenção para salvar vidas

In ABCD On
- Updated
Prefeito José de Filippi Júnior na vistoria. Foto: Igor Andrade/PMD

Erra quem pensa que o trabalho da Defesa Civil de Diadema ou de outras cidades só começa depois dos desastres.

Pelo contrário, assim como os Bombeiros, essa valorosa equipe trabalha preventivamente o ano todo para tentar evitar que tragédias aconteçam.
Por isso, a Defesa Civil sempre ensina e ressalta, em primeiro lugar, que fenômenos naturais como chuvas, raios, ventos e outros, não podem ser impedidos, mas previstos e enfrentados com segurança para minimizar ocorrências, danos e vítimas.

Exatamente isso aconteceu em Diadema no começo de 2022. Janeiro foi um dos mais chuvosos para toda a região.

Felizmente, a cidade estava devidamente preparada e organizada pela Defesa Civil e, por conta disso, não registrou vítimas fatais.

Mesmo assim, o setor atendeu diversos casos de quedas de árvores e muros, pontos de alagamento e outros eventos.

Deslizamento

A ocorrência mais crítica no mês passado foi o deslizamento de terra na avenida Chico Mendes, junto ao Núcleo Habitacional Caviúna, no bairro Eldorado.

Naquele ponto, cerca de 20 moradias precisaram ser interditadas. Prontamente, a Prefeitura se empenhou no atendimento e cadastramento das famílias envolvidas.

Prefeito vistoria

O local foi vistoriado pelo prefeito José de Filippi Júnior (PT) e por técnicos da Defesa Civil de Diadema e a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Segundo o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Diadema, Luciano Jurcovichi Costa, a Prefeitura quer fazer a diferença na vida das pessoas da cidade.

Por isso, vai investir ainda mais na estruturação administrativa do setor para torná-lo ainda mais ativo e eficiente, principalmente, no campo das ações preventivas locais e regionais, seja com as demais secretarias ou cidades vizinhas.

Pois investir em prevenção de desastres é promover a vida e a segurança da população, destaca ele.
“No âmbito municipal, o papel da Defesa Civil é de coordenação, ou seja, em casos de desastres cabe ao conjunto de órgãos municipais, instituições e entidades da sociedade civil participar de operações que demandem esforços, recursos e mobilização para atendimento emergencial”, explica Luciano Jurcovichi Costa.

Operação Verão

Quanto a Operação Verão, em vigor nesse período do ano, o coordenador garante que a equipe está preparada para atendimento a eventuais desastres provocados pelas chuvas.

“Temos plano de contingência em conjunto com o Governo do Estado e com as demais cidades da região, por meio do Consórcio”, disse Luciano.

E acrescentou: “Além disso, participamos ativamente dos treinamentos oferecidos pela Coordenadoria Estadual e temos monitorado as áreas de risco da cidade”.
A atual gestão da Prefeitura entende como prioridade o bom relacionamento do município com as demais cidades.

Por isso integra ativamente o Grupo de Redução de Riscos de Desastres Naturais do Consórcio Intermunicipal do Grande ABCDMRR.

Criada pelo Decreto Municipal nº 2.645/1983, a Defesa Civil de Diadema tem quase 40 anos.

Atualmente, o órgão está vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e conta com uma equipe especializada de dez servidores e mais um engenheiro.

A frota do setor é composta de seis viaturas, dois caminhões, além materiais e equipamentos como motosserras, geradores elétricos, entre outros.

“Tempo Bom” na Defesa Civil

O pessoal da Defesa Civil é assim, sempre enxerga lá na frente.

Nem terminou a temporada de chuvas fortes, a turma já está pronta para enfrentar problemas do período de estiagem, quando é comum incêndios em matos de terrenos desocupados.
Em função disso, a frota da Defesa Civil de Diadema ganhou mais um caminhão: o “Tempo Bom”.

Trata-se de um antigo Auto Bomba, que havia sido doado à Prefeitura pelo Corpo de Bombeiros em função da sua renovação de frota.

O mesmo chegou a ser utilizado algumas vezes pela GCM na dispersão de pancadões, mas se mostrou ineficiente para tal finalidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, os pancadões são fenômenos complexos que exigem enfrentamento inteligente e integrado, e não apenas repressivo.

Neste ano, a Pasta vai continuar com operações preventivas de ocupação pela GCM sempre em parceria com a PM e a Civil.

Além disso, visando ao enfrentamento do problema, a Prefeitura pretende criar local apropriado e com mais opções de diversão para a juventude, tão logo as condições da pandemia permitam.
“Por isso, a Prefeitura rebatizou o caminhão com o nome de “Tempo Bom” e o destinou para uso da nossa Defesa Civil em ações de apagar fogo, lavar e higienizar locais públicos, como foi o caso da lavagem de quadras no Parque do Paço, invadidas por barro durante as chuvas fortes de janeiro”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.

Dia a dia

Além dos trabalhos preventivos como vistorias em áreas de risco, a equipe da Defesa Civil também atua dia a dia no apoio técnico e operacional com outras secretarias da Prefeitura.

Com equipamentos e caminhão próprios, a equipe está habilitada a executar ou auxiliar em casos de cortes ou podas de árvores.

Mas, com aval e licenciamento da pasta do Meio Ambiente e Serviços Urbanos ou da ENEL quando a copa das mesmas está próxima da rede de alta tensão.
Sempre importante ressaltar que em casos de emergência, o primeiro contato do morador deve ser com o Corpo de Bombeiros (193) .

Para outros eventos, como deslizamento de terra, rachaduras em residências, muros embarrigados ou quaisquer outros tipos de risco, o contato é com a Defesa Civil.

Serviço

Corpo de Bombeiros: 193- Defesa Civil de Diadema:  defesa.civil@diadema.sp.gov.br 4072-9239 ou pelo 0800-7705-559 (GCM)

You may also read!

Veraneio, uma tragicomédia familiar reestreia no Teatro FAAP

A montagem apresenta um humor ácido que revela as tensões e complexidades das relações familiares no pós-pandemia A peça Veraneio inicia nova temporada

Read More...

PREVISÃO DO TEMPO: Sudeste tem alerta de chuvas intensas nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (22) há previsão de chuvas isoladas em boa parte do Sudeste brasileiro, especialmente em Minas Gerais e

Read More...

Parceria entre MIDR e CNI pretende integrar desenvolvimentos regional e tecnológico

Acordo de Cooperação Técnica deve ser assinado neste 26 de outubro Para estimular o desenvolvimento regional por meio da indústria

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu