Defensoria Pública de SP recomenda afastamento de equipe de segurança do Shopping Pátio Higienópolis após novos casos de racismo 

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Reprodução/Instagram/@chefcintiasanchez

Medida foi tomada em razão do recente episódio de discriminação racial ocorridos no estabelecimento  

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo Especializado de Promoção da Igualdade Racial e de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais (NUPIR) e do Núcleo Especializado da Infância e Juventude (NEIJ), recomendou ao Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista, imediato afastamento de toda sua equipe de segurança, com substituição em até 30 dias. A medida foi tomada em razão do recente episódio de discriminação racial ocorridos no estabelecimento, em reincidência de fatos ocorridos em 2022, que atingiram jovens negros.

A recomendação é resultado do acompanhamento de casos de discriminação racial no Shopping Pátio Higienópolis, que motivaram ajuizamento de ação judicial em 2019 e diversas tratativas entre a administração do Shopping, movimentos sociais e a Defensoria Pública. Apesar da realização de um curso de formação em direitos humanos para os funcionários da segurança do Shopping naquele ano, novos casos de racismo foram registrados, demonstrando a ineficácia das medidas adotadas.    

Além do afastamento da equipe de segurança, a Defensoria Pública recomendou a realização de um evento público nas dependências do Shopping, em até 30 dias, para debater os direitos de crianças e adolescentes e o racismo no Brasil, com a participação de movimentos sociais que promoveram o curso de formação em 2019. A Defensoria também recomendou a reparação imediata dos danos materiais e morais sofridos pelas vítimas dos episódios de racismo.    

A Defensoria Pública aguarda resposta do Shopping Pátio Higienópolis em até 48 horas, com informações sobre as medidas concretas que serão adotadas para o cumprimento da recomendação. A instituição ressalta que a recomendação é um instrumento extrajudicial para a solução do problema, mas que poderá adotar medidas administrativas e judiciais cabíveis caso as medidas recomendadas não sejam implementadas. 

You may also read!

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, BRK destaca a importância da diversidade para o avanço do saneamento

Data, celebrada em 23 de junho, reforça a relevância da participação feminina em uma profissão ainda majoritariamente ocupada por

Read More...

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu