Curta-metragem sobre a Cacica Jaqueline Haywã estreia nesta sexta-feira (7)

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
"Reconstruindo a História" que narra a trajetória da Cacica Jaqueline estreia amanhã (7/02), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro Foto: Produtora Charanga Alegria

“Reconstruindo a História” será exibido no Teatro Arquimedes Ribeiro com programação especial, incluindo, além disso, exposição de artesanato indígena

Nesta sexta-feira (07.02), Ribeirão Pires será palco, em primeiro lugar, da estreia de “Reconstruindo a História”.

O documentário curta-metragem narra a trajetória da Cacica Jaqueline Haywã, da etnia Pataxó Hã Hã Hãe.

O evento, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, incluirá, além disso, atividades culturais a partir das 18h, promovendo a valorização da cultura dos povos originários..

Produzido com recursos do edital da Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem aborda, por exemplo, a vida e os desafios enfrentados pela Cacica Jaqueline em sua luta pelos direitos indígenas e pela preservação ambiental.

Dirigido por Flávio Marin e coproduzido por Jaqueline Cardoso de Carvalho, o documentário explora não apenas a trajetória da líder indígena, mas também o impacto coletivo de suas ações em prol da igualdade e do respeito aos povos originários.

A narrativa começa em Ribeirão Pires, onde Jaqueline Haywã nasceu e viveu até o final da infância, antes de se mudar com sua família para a Bahia.

Foi na convivência com a cultura Pataxó Hã Hã Hãe que ela fortaleceu sua identidade e se tornou uma importante líder.

Sempre na defesa dos direitos indígenas, destacando-se por ações que vão desde a luta contra o racismo até o combate à violação de direitos humanos.

Espaço de Vivência Cultural

A estreia do documentário também busca, além disso, promover um espaço de vivência cultural.

A partir das 18h, o público poderá conferir exposição de artesanato indígena, com itens que refletem a rica diversidade cultural dos povos originários do Brasil.

O filme é uma realização da Produtora Marin & Andrade Produções Culturais e Artísticas, conhecida pelo nome fantasia Charanga da Alegria.

O projeto contou ainda com o apoio de importantes parceiros locais, como a Padaria Nova Praiano, o restaurante Jard Menu e a Prefeitura de Ribeirão Pires.

O curta-metragem promete emocionar e conscientizar o público, conectando o passado e o presente para reforçar, em conclusão, a importância de proteger a história, os direitos e a cultura dos povos originários.

Serviço

Estreia do documentário “Reconstruindo a História”
Quando: 7 de fevereiro, às 20h (exposição de artesanato indígena a partir das 18h)
Onde: Anfiteatro Arquimedes Ribeiro – Parque Luiz Carlos Grecco (R. Diamantino de Oliveira, 218 – Vila Albertina)
Entrada Gratuita

You may also read!

Sehal reivindica Parklets em São Bernardo

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Demarchi, assume o compromisso, portanto, de avançar com a pauta O presidente do Sehal (Sindicato

Read More...

Ricardo Nunes e Orlando Morando reforçam a segurança escolar

Ação foi iniciada pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (05.02), data da volta às aulas. Estabelece, em primeiro lugar,

Read More...

Conheces o Pastel de Ribeirão?

Por Niceia Freitas, da Atual Imagem Comunicação Sehal apoia e incentiva, acima de tudo, gastronomia conhecida em cada cidade do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu