Curta de alunos da Etec Roberto Marinho será exibido no Festival de Cannes

Em ABCD, Cultura - No dia
Foto: Reprodução

Filme ‘Goma’ é um dos escolhidos para ser exibido no Short Film Corner, que integra o famoso evento francês de cinema; TCC do curso de Produção de Áudio e Vídeo já foi exibido em nove festivais nacionais 

O trabalho de conclusão de curso (TCC) de seis estudantes do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo da Etec Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, zona sul da Capital, é um dos escolhidos para ser exibido no Short Film Corner, que integra o Festival de Cannes.

Em 2019, Elder Silveira, Eleonora Gonçalves, Igor Vasco, Isadora Gomes da Silva, Rodrigo Barreto e Vitor Braz produziram Goma, um curta-metragem ficcional que apresenta a história de dois jovens negros e gays cantada por meio do rap. Ambientado na periferia da zona sul de São Paulo, o musical acompanha um recorte do dia-a-dia dos protagonistas. O enredo mostra a forma como cada personagem se relaciona com a música e as rimas e como, por meio delas, eles lidam com a toxicidade relacionada à masculinidade e aos padrões sociais. Por meio dessa narrativa, a produção pretende questionar a reprodução de condutas e posturas opressoras mesmo em ambientes de resistência.

O grupo entregou para a Etec uma primeira versão do curta. Depois disso, utilizando os computadores e estúdio da escola, foram feitas melhorias na captação de som e redublagem. “Com o início da pandemia da Covid-19, ficamos meses sem mexer no material. Em meados de 2020, decidi terminar o nosso filme com o que tínhamos e, quando consegui um resultado satisfatório de edição e som, o inscrevi em festivais no Brasil”, conta Igor.

Novos ajustes foram feitos antes da inscrição no Short Film Corner. “Depois de tudo o que passamos, ficamos surpresos quando vimos que o Goma estava entre os escolhidos. Estamos muitos felizes e gostaríamos de mostrar para os outros estudantes que todos podem inscrever seus filmes e ter essa visibilidade”, finaliza ressaltando que o filme foi produzido com baixo orçamento e contou com contribuições de colegas, além da parceria com empresa de alimentos para fornecimento de lanches para a equipe.

O curta-metragem já foi exibido nos seguintes festivais:

  • Festival Nacional de Cinema Universitário: Tainha Dourada
  • Festival de Cinema de Muriaé
  • 4ª Mostra de Cinema Negro de Pelotas (2020)
  • V Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso (2020)
  • Circuito Penedo de Cinema (2020)
  • 1º Na Quebrada Festival de Cinema (2021)
  • 14º Festival Visões Periféricas (2021)
  • Festival Petit Pavé (2021)
  • IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero (2021)

 A edição de 2022 do Festival de Cannes ocorrerá entre 17 e 28 de maio, em Cannes, no sul da França.

O Short Film Corner é parte integrante do evento e será realizado entre os dias 23 e 27 de maio:

Você também pode ler!

Volpi homenageia a empresa Otmo

Prefeito de Ribeirão Pires está levando pessoalmente medalhas e certificados às empresas que ajudaram no enfrentamento à pandemia O prefeito

Read More...

São Caetano credencia artistas para Aniversário da cidade e Encontro de Carros Antigos

A partir desta quarta-feira (06.07), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Read More...

Petrobras apresenta novo espetáculo músico-teatral de Paulo Tatit e Filipe Edmo que resgata o valor do brincar

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é um

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu