Crise financeira: veja seis dicas para driblar as dificuldades

In Economia On
- Updated

Especialistas em finanças indicam caminhos para quem precisa de auxílio em meio à alta da inflação e do desemprego

Inflação em alta, desemprego e dificuldades nas finanças têm tirado o sossego de muita gente. Em meio ao aperto da crise, as famílias buscam alternativas para manter as contas em dia. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), na capital paulista, a inadimplência registrou recuo de 19,1%, em julho de 2021, para 18,8% em agosto deste ano. 

Uma saída para quem precisa de uma força extra é olhar com atenção para a estruturação das finanças. Especialistas da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP listam algumas dicas de como reavaliar as contas em busca de espaços no orçamento. 

  1. O papel da reserva de emergência

A reserva de emergência é um dinheiro aplicado em investimentos de curto prazo e que pode ser resgatado rapidamente sempre que necessário. Com toda essa situação, fica clara a sua importância. Este tipo de recurso deve ser usado prioritariamente, antes de alternativas de crédito.

“São nesses momentos difíceis que percebemos o quanto é necessário estarmos preparados para problemas inesperados. Sem ter a que recorrer, muitos acabam pedindo empréstimos ou buscando outras opções que provavelmente só piorarão a situação. Com investimentos de rápida liquidez, esses problemas poderiam ser evitados”, comenta Márcia Silva, gerente de investimentos na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

  1. Quando recorrer ao crédito consignado?

O consignado é um tipo de empréstimo para trabalhadores da iniciativa privada contratados pelo regime CLT e pode ser uma alternativa para quem tem emprego formal. Entre as vantagens estão os juros mais baixos que o crédito convencional e o desconto das parcelas direto da folha de pagamento. Esta modalidade exige um convênio entre o empregador e a instituição financeira.  É importante lembrar que o atraso no pagamento pode gerar multas.

Segundo Ana Carrera, gerente de desenvolvimento de negócios na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, obter crédito para quitar dívidas pode ser uma boa opção em momentos de dificuldades, mas sempre com base em um cuidadoso planejamento. “É preciso estudar e pesquisar com atenção as melhores taxas e condições de pagamento, além de ver as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Somente a partir daí será possível fazer as contas e ver se vale a pena ou não. Esse cuidado especial evitará futuros problemas.”

  1. Cooperativas de crédito

As cooperativas costumam ser uma opção mais interessante para quem precisa de crédito com taxas mais justas.  A tomada de empréstimo pode ser mais ágil por causa da maior proximidade com os associados, o que facilita uma avaliação de crédito mais precisa. Além disso, as cooperativas de crédito oferecem assessoria financeira individualizada, sempre prezando pela educação financeira dos associados e da comunidade.

4. Quando usar o cheque especial?

É muito comum as pessoas enfrentarem a falta de dinheiro em momentos pontuais, especialmente no fim de mês. Nessa hora, muitos costumam recorrer ao cheque especial, um tipo de empréstimo pré-aprovado oferecido pelas instituições financeiras.

Na emergência, pode parecer uma boa solução para se livrar do aperto, mas é preciso lembrar que o valor da dívida é calculado diariamente, portanto, quanto mais tempo demorar para devolver o dinheiro, mais taxas serão cobradas. Por isso, deve-se recorrer a essa alternativa somente quando for possível quitar o saldo devedor em um ou dois dias.

5. Separe as contas pessoais do caixa da empresa

Tenha uma conta pessoa física para os gastos pessoais e outra para controlar as entradas e saídas da empresa. Hoje em dia, existem diversas instituições que facilitam a abertura de conta jurídica, que isentam algumas tarifas e oferecem condições especiais para as necessidades comuns de quem precisa de uma conta PJ.

6. Não descuide da economia doméstica

A economia doméstica é um conjunto de práticas que ajuda no orçamento doméstico e faz o dinheiro durar até o fim do mês. É feita por meio de controles dos gastos, como evitar guardar alimentos quentes na geladeira, tentar fugir do horário de pico ao usar eletrodomésticos, optar por frutas da época, tampar as panelas ao cozinhar e não tomar banho demorado, que podem ajudar a economizar. Em momentos de aperto, é importante checar com frequência se a execução está saindo conforme o planejado para que o orçamento não estoure ainda mais.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história, mais de 173 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

You may also read!

Morando vistoria obras do Piscinão Jaboticabal, hoje 65% executadas

Visita se deu ao lado de engenheiros da SP Águas e da deputada Carla Morando; com capacidade de 900

Read More...

Braskem forma terceira turma do Costura Criativa  

Desde a sua criação, mais de 70 mulheres tiveram, acima de tudo, a oportunidade de criar novas peças artesanais

Read More...

Caminhada de Alerta Contra o Câncer Infantojuvenil será neste sábado (23.11)

Organizada pelo grupo GRATO ABC, a caminhada sairá da Praça Nossa Senhora de Fátima, - Vila Caiçara na Praia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu