Crianças internadas no CHM de Santo André recebem visita de cães durante Pet Terapia

In ABCD, Saúde On

Atividade faz parte do trabalho de humanização desenvolvido no hospital e beneficiou 20 pacientes

Vídeo: https://we.tl/t-iGqVKk8rq7

A tarde deste sábado (11.03)  foi marcada por muita diversão e alegria nos corredores do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André com a visita de cachorros na ala pediátrica.

A iniciativa faz parte do processo de humanização do hospital.

Os pequenos internados no local receberam a visita das cadelas Lua, da raça shitzu, e Carlota Mel, uma labradora.

A Pet Terapia é uma técnica que conta com os animais como apoio para tratamento, estimula o aspecto físico e emocional do paciente, proporcionando melhora na qualidade de vida e acelerando o processo de recuperação.

As atividades foram realizadas pelos voluntários do grupo Dalai Pinho.

“Esse tipo de ação é muito importante porque melhora os quadros dos pacientes, diminui a ansiedade e proporciona um tratamento mais eficaz, estimulando a promoção à saúde, além de ser preventiva e curativa. Isso tudo faz parte do tratamento mais humanizado que estamos oferecendo aos nossos pacientes”, destaca o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. “São animais bastante acostumados com esse tipo de ação e com aglomeração de pessoas. Os resultados dessas visitas são extremamente positivos não só para os pacientes, mas também para os animais”, comenta a médica veterinária Lívia Benevides de Carvalho Miranda, responsável pela Pet Terapia do grupo Dalai Pinho.

Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.

“Muito bacana essa ação, muda o ambiente do hospital e traz mais esperança para as pessoas que estão internadas. Meu filho adorou os cachorros”, constata Ingrid Silva, de 28 anos, mãe do pequeno Arthur Miguel, de 5 anos, que está internado em razão de diabetes.

Como a Pet Terapia, outras diversas ações são realizadas dentro do CHM para proporcionar entretenimento para pacientes e acompanhantes, além de tornar mais humanizado o processo de hospitalização. Entre elas estão musicoterapia, contação de histórias, técnicas integrativas, além de palhaçadas e visitas religiosas.

Fotos: Angelo Baima | Vídeo: Donizete Gimenez

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu