Atividade faz parte do trabalho de humanização desenvolvido no hospital e beneficiou 20 pacientes
Vídeo: https://we.tl/t-iGqVKk8rq7
A tarde deste sábado (11.03) foi marcada por muita diversão e alegria nos corredores do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André com a visita de cachorros na ala pediátrica.
A iniciativa faz parte do processo de humanização do hospital.
Os pequenos internados no local receberam a visita das cadelas Lua, da raça shitzu, e Carlota Mel, uma labradora.
A Pet Terapia é uma técnica que conta com os animais como apoio para tratamento, estimula o aspecto físico e emocional do paciente, proporcionando melhora na qualidade de vida e acelerando o processo de recuperação.
As atividades foram realizadas pelos voluntários do grupo Dalai Pinho.
“Esse tipo de ação é muito importante porque melhora os quadros dos pacientes, diminui a ansiedade e proporciona um tratamento mais eficaz, estimulando a promoção à saúde, além de ser preventiva e curativa. Isso tudo faz parte do tratamento mais humanizado que estamos oferecendo aos nossos pacientes”, destaca o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.
Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. “São animais bastante acostumados com esse tipo de ação e com aglomeração de pessoas. Os resultados dessas visitas são extremamente positivos não só para os pacientes, mas também para os animais”, comenta a médica veterinária Lívia Benevides de Carvalho Miranda, responsável pela Pet Terapia do grupo Dalai Pinho.
Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.
“Muito bacana essa ação, muda o ambiente do hospital e traz mais esperança para as pessoas que estão internadas. Meu filho adorou os cachorros”, constata Ingrid Silva, de 28 anos, mãe do pequeno Arthur Miguel, de 5 anos, que está internado em razão de diabetes.
Como a Pet Terapia, outras diversas ações são realizadas dentro do CHM para proporcionar entretenimento para pacientes e acompanhantes, além de tornar mais humanizado o processo de hospitalização. Entre elas estão musicoterapia, contação de histórias, técnicas integrativas, além de palhaçadas e visitas religiosas.
Fotos: Angelo Baima | Vídeo: Donizete Gimenez