Crescimento de venda de veículos aquece mercado cegonheiro

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg

O mercado de veículos zero quilômetro no Brasil está a todo vapor, com recordes sucessivos de vendas mensais em 2024, um aquecimento que abrange toda a cadeia automotiva.

Em setembro, foram vendidos 236,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em relação à produção industrial, foi o melhor trimestre desde o terceiro de 2019. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve alta de 19,5% no setor quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Entidade que representa os responsáveis por transportar parte dos veículos zero-quilômetro vendidos no país, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros) celebra a recuperação do setor, cujo desempenho já se equipara aos números registrados no período pré-pandemia.

“Com o mercado interno aquecido, com mais veículos sendo emplacados e vendidos, nossos trabalho, de transportar esses ‘sonhos’ dos brasileiros, torna-se cada vez mais importante para fazer um transporte de veículo com qualidade e, com isso, garantir que esses números continuem subindo”, diz, em resumo, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

O slogan do Sinaceg é “transportando sonhos que movem o Brasil”, em referência ao carro zero quilômetro, um sonho histórico dos brasileiros que chegou a colocar o País na 6ª posição (dados de 2022) entre os maiores mercados automotivos do mundo.

A retomada é consistente. Na análise do ano até setembro, as vendas alcançaram alta de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Resultado: 1,859 milhão de unidades vendidas. Para se ter uma ideia da média diária, em setembro, foram registradas vendas de 11,2 mil unidades.

Em setembro, a produção de veículos no Brasil chegou a 230 mil unidades. Isso significa uma alta de 10,1% na comparação com o mesmo mês de 2023. A tendência é que as projeções de produção para o ano sejam revistas para cima.

Sempre com dados da Anfavea, se somados os meses de 2023, é possível notar que houve manutenção da alta registrada em agosto. Os números mostram mudança das quedas indicadas no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e setembro, 1,874 milhão de veículos foi produzido, que aponta alta de 7% em comparação com os nove primeiros meses do ano passado.

Empregos e juros

O presidente do Sinaceg, Boizinho, avalia que o cenário poderá melhorar ainda mais, a depender dos níveis de desempenho da economia de forma geral e, principalmente, se a taxa de juros começar uma trajetória decrescente. “Se conseguirmos baixar as taxas de juros, teremos um 2025 no mesmo nível de agora, o que seria muito importante para o país e, principalmente, para nossa ‘nação cegonheira’”, diz.

Aumento de emplacamentos

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou no Estado novo aumento nos emplacamentos de veículos zero quilômetro. Entre julho e setembro, foram emplacados 303.784 veículos, o que mostra um avanço de 14% em relação aos 265.878 do mesmo trimestre do ano passado.

De janeiro a setembro, já foram contabilizados 845.619 primeiros emplacamentos. Isso praticamente iguala o volume de todo o ano de 2022, que registrou 849.458 veículos.
De janeiro a setembro deste ano, a marca alcançada é a maior dos últimos 10 anos.

You may also read!

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

Em coletiva no Vietnã antes do retorno ao País, presidente ressalta que sucesso da viagem à Ásia reforça importância

Read More...

Escolas de Educação Infantil de São Caetano iniciam avaliação de indicadores de qualidade educacional

As escolas municipais de Educação Infantil de São Caetano realizaram nesta sexta-feira (28/3) avaliação dos indicadores de qualidade, atividade

Read More...

Carla Morando recebe título de Cidadã Ribeirão-Pirense

Deputada estadual anunciou, além disso, envio de nova emenda parlamentar ao município no valor de R$400 mil Nesta sexta-feira (28.03),

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu