CRAS Móvel começa a funcionar em Diadema

In ABCD On
- Updated
Van que concentra serviços da Assistência Social e de quatro Coordenadorias já começou a funcionar e vai circular pela cidade / Fotos: Igor Andrade Cotrim/PMD

CRAS Móvel de Diadema começou a funcionar nesta sexta-feira (28), na praça do CEU das Artes, no Jd. União, bem em frente ao CRAS Inamar (que está fechado para reformas) e a inauguração contou a participação do Prefeito Filippi e de diversos secretários, vereadores, membros de organizações assistenciais e usuários dos serviços.

Prefeito Filippi e as responsáveis pela Secretaria de Assistência Social

“O CRAS Móvel, agora à bordo da van, será muito importante para atingir a população nos territórios mais distantes, onde não há ainda uma estrutura da Assistência Social,” informou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Barral. “Ele vai servir para fazer e atualizar o Cadastro Único, fazer um pré-atendimento às famílias e divulgar os trabalhos assistenciais do município e os diversos serviços que oferecemos. Vai ajudar muito a reduzir as filas. Além disso, a van será compartilhada com as Coordenadorias, em dias exclusivos para cada uma, para que elas possam desenvolver suas campanhas e atividades onde o povo está.”

Secretária Márcia Barral: “O CRAS MÓVEL vai ajudar muito a reduzir as filas.”

“Nós já vamos utilizar a van no início de maio, que é o Mês de Combate à Homofobia, para levar à população e aos comerciantes dos bairros a promoção da igualdade e do respeito aos LGBTQIA+,” já adiantou o coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades, Robson Carvalho. “O veículo também será um ponto de apoio para a própria população LGBT buscar informação, orientações e até registrar denúncias de agressões e violências sofridas.”

Os coordenadores e o prefeito apresentando o programa Coordenadorias na Rua

“O nosso projeto Coordenadorias na Rua é justamente isso, levar um pedaço da prefeitura diretamente à população,” continuou a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Márcia Damaceno. “No nosso caso, vamos levar orientações de Saúde e Segurança para a população negra, receber denúncias de racismo e de intolerância religiosa e até fazer o cadastro de pessoas indígenas que morem no município. É um auxílio a mais para a população ter acesso aos seus direitos.”

Everaldo Firmino é usuário do CRAS Inamar e fez questão de lembrar como um CRAS faz falta. “Pelo menos 70% dos problemas da população quem resolve são os CRAS. Essa é a realidade. Em 42 anos de vida em Diadema, nunca tive a oportunidade de sentar a falar com o prefeito, mas o CRAS está sempre lá por nós. Imagine todo mundo ter que ir na prefeitura pra resolver cada problema? Esse carro do CRAS vai servir muito bem para anotar tudo o que a gente precisa e enviar pra secretaria de Governo. E olhando aqui na cara do prefeito, eu acredito.”

Everaldo Firmino, morador do Jd. União: “70% dos problemas da população quem resolve são os CRAS”

“O Everaldo aqui é a voz da sabedoria,” afirmou o prefeito José de Filippi Jr., abraçando o morador. “O que estamos aqui inaugurando hoje é uma extensão das políticas públicas da prefeitura, das políticas nas quais nós acreditamos, que são as da Assistência Social. Essa é uma rede que precisa ser fortalecida para as famílias que precisam de orientação, que precisam resgatar algum direito que por muitas vezes elas nem sabem que têm. E agora, olhando para o Everaldo, representando aqui todos que precisam desse apoio, eu digo que essa unidade móvel significa uma prefeitura mais próxima do cidadão.”

Flippi: “Everaldo é a voz da sabedoria. Essa unidade significa uma prefeitura mais próxima do cidadão.”

A aquisição e customização do veículo só foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).

Almanaque das Coordenadorias

As secretarias de Governo e de Comunicação também aproveitaram para fazer o lançamento do Almanaque das Coordenadorias, um material de 76 páginas explicando a fundo o papel de cada coordenadoria e dando dicas informações sobre serviços e atividades.

Almanaque: Formação continuada em formato digital e impresso

“Este lançamento, primeiro em formato digital, mas que futuramente será impresso, é fruto de uma construção de mais de um ano, envolvendo técnicos de várias secretarias e coordenadorias,” explicou a coordenadora de Políticas Públicas da Juventude, Rafaela Boani. “É mais um material para embasar o trabalho das Coordenadorias nas Ruas e que reúne todo um plano de trabalho, de formação continuada, envolvendo temas caros às Mulheres, à Juventude, à Igualdade Racial e à População LGBT. Ele também será distribuído pela van, em todos os bairros de Diadema.”

A unidade móvel já começou a atender a população imediatamente após a inauguração

O CRAS Móvel circulará inicialmente entre os CRAS Inamar e Promissão, que também passará por reformas, mas já poderá ser visto a partir de maio por toda a cidade.

You may also read!

“Queria ser uma mosquinha” …

Por Marli Gonçalves* Tem horas que adoraria ser uma mosquinha para poder ver e ouvir o que exatamente rola, acontece

Read More...

Carnaval: BRK reforça que folia boa é com o descarte correto de lixo e cuidados com a rede de esgoto

Fantasia, glitter e resíduos descartados de forma inadequada podem causar entupimentos e prejudicar o sistema de esgotamento sanitário No Carnaval,

Read More...

Em resgate às tradições culturais, blocos de Carnaval em ruas de São Bernardo são opção de lazer

Atividades descentralizadas integram, em primeiro lugar, programação do ‘Meu Carnaval Tá na Rua’, que segue até o fim de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu