CPS publica e-book com receitas finalistas de Concurso de Gastronomia

In Canto do Joca On
Leitores ganham seis opções de pratos principais inspirados em Festas Juninas, de autoria de alunos e professores de Etecs que participaram de competição sobre o tema

A fim de compartilhar a criatividade e a capacidade de inovação de alunos e professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) está disponível para download o e-book com as receitas finalistas do Concurso de Gastronomia do Centro Paula Souza (CPS). A edição 2024 da publicação conta com seis receitas autorais de estudantes e professores de cursos técnicos em Gastronomia e da especialização técnica em Enogastronomia.

O desafio do concurso foi a elaboração de um prato principal, inspirado em cardápios de Festa Junina, utilizando, entre os ingredientes, uma opção de carne suína e temperos de uma das marcas parceiras da iniciativa.

As receitas finalistas que ganharam as páginas do e-book são de dar água na boca: Canjiquinha com costela suína desfiada e redução de quentão; Copa lombo marinada no vinho com especiarias acompanhada de creme de pipoca e vinagrete de pinhão; Linguiça suína artesanal, flambada em redução de quentão, acompanhada com xerém de canjiquinha; Lombo de porco ao molho maçã do amor com farofa de cuscuz e pinhão; Panceta ao molho de goiabada com pamonha assada recheada com queijo coalho; e Panceta junina.

Que tal reunir pessoas queridas e preparar uma refeição inspirada nas receitas? Acesse a publicação e bom apetite!

O concurso

No total, 26 grupos de Etecs localizadas em diferentes localidades do Estado de São Paulo inscreveram suas criações. A etapa final foi realizada presencialmente, em 14 de junho, na Etec Santa Ifigênia, na Capital. A receita campeã foi elaborada pela Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá. O segundo e o terceiro lugares foram conquistados por dois grupos da Etec Benedito Storani, localizada em Jundiaí. As criações foram analisadas por uma comissão julgadora, sob os critérios de sabor, criatividade da receita e apresentação do prato.

Promovido pela Cetec Capacitações, o concurso incentiva uma competição saudável entre as unidades que oferecem formações no segmento da culinária. Concurso será incorporado ao calendário anual de eventos do CPS.

You may also read!

Diadema reforça parceria com o Governo Federal em reunião do PAC no Consórcio

Prefeito, Taka Yamauchi, destaca, em suma, investimentos e diálogo técnico para acelerar obras e melhorar a qualidade de vida

Read More...

Referência em saneamento: Mauá trata mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia e antecipa meta nacional de universalização

Atuação da BRK garante a despoluição de córregos e da nascente do Rio Tamanduateí por meio de tecnologia de

Read More...

Pousada em Reserva Sustentável na Amazônia é finalista de prêmio internacional de turismo responsável

O que começou como uma forma de sustentar três filhas sem sair do território hoje se consolida, acima de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu