Corregedor Nacional de Justiça abre reclamação disciplinar contra desembargador que maltratou GCM

In Canto do Joca On
- Updated

O ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, corregedor nacional de Justiça, determinou em despacho datado de domingo (26/7) que a secretaria processual do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) proceda a alteração da classe procedimental de pedido de providências instaurado contra o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), para reclamação disciplinar.

Gravações mostram Siqueira negando-se a usar máscara em caminhada pela praia, em Santos, e maltratando um agente da GCM (Guarda Civil Municipal) após ser multado.

Siqueira chama o GCM de “analfabeto” e joga a multa no chão.

Ainda teria tentado telefonar para o secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel, para que ele falasse com o guarda.

O corregedor destacou que, diante da análise de todos os documentos juntados aos autos e das condutas do magistrado nos vídeos veiculados na imprensa, é possível existir indícios do cometimento de infrações disciplinares pelo desembargador.

“É possível que tenha havido infringência ao artigo 35 da Loman; artigos 1º, 15, 16 e 37 do Código de Ética da Magistratura e, por vias reflexas, ao artigo 33 da Lei n. 13.869/2019 e ao artigo 331 do Código Penal”, afirmou.

O ministro destacou ainda que tramitam em apenso ao processo as reclamações disciplinares apresentadas pela AGM do Brasil (Associação de Guardas Municipais do Brasil) e por Flavio Bizzo Grossi e outros advogados.

Nelas solicita-se a apuração de falta disciplinar supostamente praticada pelo magistrado.

O corregedor nacional determinou a expedição de carta de ordem ao presidente do TJ-SP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, para que promova a intimação pessoal do desembargador Eduardo Siqueira, a fim de que, querendo, apresente defesa prévia, em 15 dias.

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu