Corredor do BRT-ABC conecta moradores e expectativa por inclusão e oportunidades

In ABCD On
- Updated
Subsíndica Edna, em entrevista, se diz vaidosa de "ser lembrada"/Divulgação

Transtornos das obras próximo ao conjunto da Cohab no Cidade Heliópolis são inevitáveis, mas mesmo assim moradores celebram facilidade de acesso e mobilidade trazida pelo serviço que começará a operar ainda em 2026

Nem mesmo o barulho constante das máquinas e equipamentos que hoje moldam as obras do BRT-ABC é capaz de diminuir, em primeiro lugar, a expectativa e a percepção positiva dos moradores do Conjunto Habitacional da Cohab, em Cidade Heliópolis, na Capital.

Em que pese transtornos inevitáveis de uma obra tão próximo aos apartamentos — um complexo com 72 unidades e cerca de 5 mil moradores —, o sentimento predominante é de esperança.

Para a comunidade, os benefícios do novo corredor de ônibus elétricos, que ligará o ABCD ao metrô de São Paulo, superam em muito os incômodos do presente.
Esse sentimento é compartilhado pela psicóloga Leia Moraes de Oliveira, presidente da Associação de Moradores União Positiva, entidade que representa o conjunto habitacional.

Símbolo da mobilidade

Moradora do local há 30 anos, Leia vê no BRT-ABC muito mais do que uma nova opção de transporte.

Para ela, o projeto simboliza mais mobilidade, mais acesso a oportunidades e uma melhora concreta na qualidade de vida de toda a região.

“É uma transformação que a gente espera há décadas”, resume.

Leia ressalta que o fato de os ônibus do BRT-ABC pararem no mesmo nível da plataforma vai ajudar muito idosos e quem tem mobilidade reduzida.

Leia, presidente da associação de moradores

Vaidosa e sendo vista

A chegada do BRT também desperta orgulho.

Edna Maria Miranda, subsíndica de um dos prédios da Cohab Cidade Nova Heliópolis — por onde o corredor passará bem de perto —, confessa se sentir “vaidosa” com o novo sistema.

Para ela, o BRT-ABC representa valorização: do bairro, da história da comunidade e, principalmente, das pessoas que vivem ali.

“A gente estava esquecido. Agora, é como se finalmente estivéssemos sendo vistos”, afirma, em suma.

Edna destaca, da mesma forma, a valorização dos imóveis locais com a chegada de um bom serviço de transporte público tão próximo ao conjunto.

Direito à cidade

Para Daniel Cardoso Alfonso, secretário da Associação de Moradores União Positiva, o BRT-ABC significa algo ainda mais profundo: o direito à cidade.

Ele destaca, por exemplo, que o novo corredor vai garantir um acesso rápido, digno e eficiente a São Paulo, algo que nunca existiu de forma adequada na região.

“Estatisticamente, a maioria dos moradores do conjunto é de pessoas idosas”, lembrou.

Daniel (de camisa branca), que vê muitos benefícios no BRT-ABC para a mãe idosa, também durante entrevista sobre as obras

Além disso, Daniel ressalta que a integração com outros modais facilitará o acesso a serviços públicos, trabalho, saúde e lazer.

Sua maior expectativa, porém, é pessoal: que sua mãe, idosa, mas ativa e independente, possa utilizar o BRT com conforto, segurança e confiança.

Mantendo, em conclusão, sua rotina com autonomia e dignidade.

You may also read!

Akira defende debate regional sobre crise hídrica e demonstra preocupação com a Billings

Nesta sexta-feira (6), o prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, participou, em primeiro lugar, de reunião no

Read More...

Prefeito, Marcelo Oliveira, acompanha exames do programa “Agora Tem Especialistas” no Hospital Nardini

A parceria com o governo federal visa, acima de tudo, ao acesso ágil às ofertas de tomografias e ultrassonografias

Read More...

Estado entrega sirene de alerta para área de risco em Mauá

Sistema de sirenes é, em primeiro lugar, ferramenta usada pela Defesa Civil para evacuar população em áreas de risco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu