A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura de Diadema celebra neste 28 de junho, dia do Orgulho LGBTQIA+, as diversas ações em prol dessa população.
Criada há quase um ano, a coordenadoria, que está subordinada à Secretaria de Governo, vem se empenhando em articulações com órgãos governamentais e não governamentais para o combate à violência e à discriminação pela comunidade LGBTQIA+.
O coordenador Robson de Carvalho destaca que ao longo dos últimos 11 meses, desde que foi oficialmente criada, a Coordenadoria tem dado grandes passos para falar, discutir e pensar sobre a população LGBTQIA+, assunto importante dentro do governo do prefeito Filippi e toda sua equipe.
“Nossa luta é diária e queremos a participação de todes nessa construção. Infelizmente, o Brasil é o país que mais mata LGBTs no mundo e a pandemia agravou ainda mais essa situação, colocando em risco as vidas dessas pessoas por conta da falta de oportunidades e discursos de ódio e de violência aos quais constantemente são expostos, em casa e na rua”, disse, em resumo.
Ambulatório DiaTrans
Entre as realizações da Coordenadoria, Robson destacou a criação do Ambulatório DiaTrans, que oferta atendimento multidisciplinar especializado a pessoas transgêneras e já aténs 154 munícipes.
A área também articulou incentivo de vagas para população LGBTQIA+ nos cursos profissionalizantes na Fundação Florestan Fernandes; capacitação para pessoas transgêneras para inscrição no programa Emprega Diadema, além de divulgação de vagas de emprego para a comunidade LGBTQIA+; aprovação de lei municipal que garante o respeito ao uso do nome social na cidade; formação permanente para os servidores públicos como forma de aumentar a conscientização e o respeito à população LGBTQIA+, entre outras iniciativas.
“A Coordenadoria é um serviço de escuta e acolhida permanente de nossa comunidade. Implantamos também a ouvidoria de combate à LGBTIfobia e já acompanhamos e demos as orientações adequadas para quatro queixas, além de atender diretamente na Coordenadoria 83 pessoas que nos buscaram para atendimentos diversos”, relatou Robson. “Temos que destacar também a campanha de retificação de nome social para pessoas transgêneras e o lançamento do webdocumentário ‘Somos Plurais: Vidas Trans Importam’”, completou.
Para os próximos meses, a Coordenadoria pretende intensificar as ações do projeto Acolher &Transformar, iniciativa que disponibiliza série de banners que serão usados como uma exposição itinerante nos equipamentos públicos da cidade, que tem como objetivo conscientizar todos os trabalhadores e usuários sobre a temática LGBTQIA+. “Vamos também lançar o fluxo de atendimento da população transgênera no Hospital Municipal, continuar com as oficinas de sensibilização “Respeita-me” na Saúde e criar um Grupo de trabalho com as Secretarias para desenvolver ações e políticas LGBTQIA+ em nossa cidade”, finalizou.
A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades atende pelos telefones 4057-7925 e 4057-7965 e pelos e-mails robson.carvalho@diadema.sp.gov.br e coordenadorias@diadema.sp.gov.br.