Para reforçar o novo modelo organizacional orientado por processos e a eficiência operacional, a Coop reassumiu, neste 1º de agosto, a gestão do Centro de Distribuição (CD).
Havia dois anos que o CD era administrado por um operador logístico terceirizado.
Com esse processo, foram, em primeiro lugar, contratados 300 novos colaboradores.
Segundo Marco Aurélio Prometti, novo diretor de Operações Supermercados e Supply Chain da Coop, a mudança proporciona vários ganhos.
Entre eles, maior assertividade na movimentação física das mercadorias no CD, melhor precisão dos estoques e mais produtividade.
“Ou seja, teremos um resultado mais efetivo e eficiente”, assegura, em resumo, o responsável por toda a cadeia de abastecimento da Coop.
Recepção positiva
O mais importante, acima de tudo, é que a decisão da diretoria foi recebida de forma bem positiva pelo time terceirizado.
Tanto que 92%, por exemplo, aceitaram a proposta de vestir a camisa Coop, segundo destaca Alexandre Cyríaco, gerente de Recursos Humanos.
“Entre os atrativos, eles consideraram a perspectiva de evolução na carreira, remuneração e o programa de benefícios concedido aos nossos colaboradores”, afirma.
O Centro de Distribuição da Coop está no Condomínio Logístico GLP Imigrantes, no km 28,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, numa área de 26,5 mil m², 48% maior que a do antigo CD.
A troca de endereço também favoreceu o escoamento de mercadorias para as lojas do ABCD e Interior, já que o CD Imigrantes está posicionado a 2 quilômetros do Rodoanel.
Atualmente, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos e 30 lojas de supermercado.
Delas, 23 no ABCD, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí e um atacarejo em São José dos Campos.
Além disso, tem três postos de combustíveis e 81 drogarias em operação.
Por ser cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.