Consumo de cannabis medicinal cresceu 492% nos últimos dois anos, aponta BRCANN

In Saúde On
- Updated

Levantamento mostra crescimento de 492% no total de autorizações concedidas pela Anvisa.Total de pacientes pode chegar a 50 mil neste ano.

Levantamento da BRCann – Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides – com dados inéditos da Anvisa mostra que 25.999 pacientes foram autorizados pela agência a importar produtos de cannabis para uso medicinal nos últimos 12 meses. Um número 492% maior do que as 4.381 autorizações concedidas há dois anos, no mesmo período de tempo. Desde o início da pandemia, o total de novos pacientes que solicitaram o tratamento com canabidiol foi de  33.077 – quase o triplo do total de 12.653 pacientes dos cinco anos anteriores.

Considerando apenas o ano de 2021, entre os meses de janeiro e agosto, 19.145 pacientes pediram autorização para importar cannabis medicinal, um crescimento de 120% em relação às 8.712 autorizações do mesmo período do ano passado. Mantida a média de crescimento do período, a BRCANN projeta que os pacientes novos passarão de 33 mil em 2021 e o total de pessoas com autorização para importar produtos de cannabis para fins terapêuticos baterá pela primeira vez a marca histórica de 50 mil.

“É um momento muito especial para o mercado, que vai dobrar pelo terceiro ano consecutivo por uma série de motivos”, afirma o diretor-executivo da BRCANN, Tarso Araujo. “Os médicos estão mais informados sobre as indicações da cannabis medicinal, a demanda cresceu em função da pandemia, o total de empresas e sua capacidade de atendimentou cresceu, e a Anvisa simplificou o processo de autorização para que os pacientes não ficassem sem acesso.”

Atualmente, é possível adquirir dois produtos à base de canabinoides nas farmácias brasileiras, mas a importação ainda representa a quase totalidade do mercado nacional regulado. O procedimento para importação de produtos de cannabis para fins medicinais foi criado em janeiro de 2015 pela Anvisa, que ano passado desburocratizou o procedimento e ampliou para dois anos o prazo de validade das autorizações.

A demanda também foi impulsionada pela pandemia, já que o canabidiol tem sido cada vez mais prescrito para ansiedade e depressão, duas condições que se tornaram muito mais comuns durante os períodos de distanciamento social. Novas indicações são, inclusive, uma das explicações para o aumento da procura. “Em 2015, a cannabis medicinal era indicada basicamente para epilepsia refratária em crianças. Agora, há mais médicos prescrevendo para condições como dores crônicas, Parkinson, Alzheimer, ansiedade e outras condições que acometem adultos e idosos”, diz Araujo.

Venda em farmácias

Com preço médio de R$1495,00 o Mevatyl, por exemplo, registrou comercialização de 161 unidades entre janeiro e agosto de 2021, gerando faturamento de 240,8 mil reais. Já as 3 formulações do canabidiol da Prati-Donaduzzi responderam por 14.553 unidades vendidas no mesmo período, com faturamento de 11,5 milhões de reais e preço médio de R$898,00. As informações de mercado são do IQVIA, instituto que audita o varejo farmacêutico.

A venda nas farmácias tende a crescer nos próximos anos e se tornar o futuro do setor. De acordo com a BRCANN, há quase 20 pedidos de registro em análise na Anvisa. “Conforme a concorrência nas prateleiras de farmácia se acirrar, com mais produtos e preços mais acessíveis, os pacientes que hoje importam devem migrar para o varejo.”

Sobre a BRCANN

A BRCann é uma associacão de empresas especializadas no desenvolvimento, produção e distribuição de insumos e produtos à base de canabinoides para uso médico e veterinário no Brasil. Fundada em 2019, reúne 19 empresas do mercado brasileiro de canabinoides. Sua missão é ampliar o acesso a produtos canabinoides de uso terapêutico a partir do desenvolvimento de uma indústria comprometida com a ética e a saúde pública brasileira.

Empresas Associadas:

Cannect

Carmens

CBD Vida

Celestial

Cuidy

Dr. Cannabis

DrogaVet

Elleven

Entourage

FarmaUsa

Green Care

HempMeds

Indeov

Korasana

Mahara

NMSA

Panarea

TGH

Verdemed

You may also read!

Genial Ciambroni traz a comédia “O fantasma da minha sogra” ao Conchita neste sábado

Peça escrita e dirigida por Ronaldo Ciambroni promete, acima de tudo, divertir público com situações hilárias O Teatro Conchita de

Read More...

Mais de 326 mil atendimentos no primeiro ano do Atende Fácil Saúde de São Caetano

O Atende Fácil Saúde Pedro Kassab, unidade médica especializada de São Caetano do Sul, completou, em primeiro lugar, um

Read More...

Diadema inova com oficina de tecnologia literária

Alunos utilizam, acima de tudo, tablets e ferramentas online oferecidos pela Biblioteca Olíria de Campos Barros; aulas instigam ampliação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu