O Consórcio Intermunicipal ABCS e as secretarias de Desenvolvimento Econômico das sete cidades se reuniram nesta quarta-feira (5/8), por videoconferência, com representantes do escritório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para organizar programa de capacitação voltado a empresas da região.
A iniciativa, portanto, denominada Travessia, é articulada pelo Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do órgão que representa a união das sete prefeituras da região.
Auxílio
O objetivo, em primeiro lugar, é auxiliar as empresas locais na crise econômica devido à pandemia do novo coronavírus.
As capacitações, em resumo, serão realizadas pelas equipes do Sebrae de modo virtual e conforme os protocolos de segurança frente à pandemia, contemplando os setores econômicos que já retornaram à atividade ou estão prestes a retomar suas operações.
Setores atendidos
As primeiras ações serão voltadas para empresas que atuam na área de beleza, alimentação (incluindo panificação), costura e bufês.
Os canais para inscrição, que serão gratuitas, serão divulgados a partir da próxima semana no site do Consórcio ABCD.
O programa será aberto para empresas já formalizadas, empreendedores ainda não formalizados e micro e pequenas empresas (MEIs).
Valor
A iniciativa, em primeiro lugar, permite aos participantes o pleito ao programa de crédito “Juros Zero” da Desenvolve-SP e Banco do Povo, com financiamento de até R$ 15 mil.
O coordenador do GT Desenvolvimento Econômico, Fernando Cunha, ressaltou que a iniciativa foi idealizada para beneficiar os pequenos empreendedores.
Eles foram, consequentemente, fortemente impactados ao longo da pandemia.
“Os reflexos econômicos da pandemia são devastadores, por isso estamos desenvolvendo esse programa em nível regional”, disse, em outras palavras.
E, depois disso, proseguiu: “Vamos fornecer ferramentas para que consigam retomar suas atividades conscientes da nova organização econômica, com informações sobre questões trabalhistas, oportunidades de crédito e tudo que pode ser feito para que consigam equilibrar suas finanças e voltar a crescer e gerar empregos”.
Além dos representantes das secretarias e do Consórcio, participaram o gerente regional do Sebrae no ABCD, Paulo Cereda, e os consultores Márcio Bertolini e Cintia Bertão.
O presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou que a iniciativa vai contribuir para pequenos empreendedores superarem as dificuldades.
“Os impactos da pandemia são sentidos por todos. A orientação e o apoio da equipe do Sebrae vão ajudar os empreendedores da nossa região a superar esse momento”, afirmou Maranhão.