Consórcio do ABCD debate modernização ferroviária e reforça demandas regionais com presidente da CPTM 

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/Consórcio do ABCD

Encontro tratou, por exemplo, de obras, melhorias operacionais e expansão da rede ferroviária na região

O Consórcio Intermunicipal do ABCD realizou, nesta quinta-feira (21.05), reunião com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Michael Sotelo Cerqueira, para discutir investimentos e projetos voltados à mobilidade ferroviária na região.

O presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, apresentou, em primeiro lugar, demandas regionais e reforçou a importância de investimentos estruturantes para a modernização e ampliação do sistema ferroviário que atende os municípios do ABCD.

A reunião teve como pauta, acima de tudo, os investimentos previstos para a Linha 10-Turquesa.

Incluindo a aquisição de novos trens, melhorias de infraestrutura, e o cronograma de obras no trecho sob concessão da MRS Logística.

Além disso, reformas nas estações Santo André e Mauá, ações de acessibilidade e as perspectivas de expansão da rede ferroviária regional.

Importância estratégica

O presidente da CPTM destacou a importância estratégica do modal para o sistema metropolitano.

“Nosso objetivo é tornar a Linha 10 uma referência para o transporte ferroviário”, afirmou Sotelo.

Também foram discutidos os avanços e perspectivas da futura Linha 14-Ônix.

Tal projeto de expansão ferroviária deverá conectar o ABCD a Guarulhos, passando pela Zona Leste da Capital.

Isso visa a ampliar a integração do sistema metropolitano de transporte sobre trilhos. 

O presidente do Consórcio ressaltou a importância do diálogo institucional para garantir avanços concretos na mobilidade regional.

“O Grande ABC possui uma relação histórica com a malha ferroviária e precisa estar no centro dos investimentos em mobilidade. Nosso objetivo é acompanhar de perto os projetos e defender melhorias que tragam mais qualidade, integração e eficiência para os passageiros da região”, destacou Guto Volpi.

Também representaram o Consórcio do ABCD no encontro, em suma, o secretário-executivo, Aroaldo Silva; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais e a especialista em Projetos e Políticas Públicas Sandra Malvese, além do secretário de Gestão, Programas e Projetos de Rio Grande da Serra, Rodrigo Macei.

You may also read!

Ribeirão Pires anuncia Leni Walendy como nova secretária de Educação

Educadora com ampla experiência na gestão pública e na área educacional assumirá a Pasta, portanto, nos próximos dias A Prefeitura

Read More...

Revitalizado, Mirante Santo Antônio ganha binóculo panorâmico 360º em inauguração neste sábado (13.06)

Equipamento doado pela Rede D’Or amplia experiência turística no local, que recebe cerimônia de entrega da revitalização e integra

Read More...

Receita Federal intensifica o cruzamento de dados e aumenta pressão sobre comerciantes

Fiscalização digital exige maior organização fiscal e financeira dos varejistas para evitar riscos de autuação e fortalecer a gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu