Integrante do governo estadual apresentou, em suma, programa aos municípios consorciados
O Consórcio Intermunicipal do ABCA recebeu na tarde desta terça-feira (25.02) a coordenadora de Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Ester Feche Guimarães, para um debate, em primeiro lugar, sobre planejamento regional de destinação de resíduos sólidos por intermédio do programa estadual Integra Resíduos.
O tema foi, acima de tudo, a pauta principal da reunião de integrantes dos municípios consorciados responsáveis pelo assunto,
A reunião teve, além disso, a presença do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, da coordenadora de Programa e Projetos da entidade regional, Sandra Teixeira Malvese, do secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Fernando Longo, e do secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Ednilson Ferreira dos Santos.
Aprimoramento
O Programa Integra Resíduos, do governo estadual, tem como foco aprimorar a gestão dos resíduos.
Sempre visando ao atendimento das necessidades regionais e locais de manejo de resíduos sólidos urbanos em todo seu ciclo.
Da mesma forma, buscando alinhamento com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) e Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (PERS/SP).
O Consórcio aderiu a esta iniciativa no ano passado.
A coordenadora de Saneamento da Semil apresentou diagnóstico da região e a dinâmica da iniciativa estadual.
Assim, colocou o Governo do Estado à disposição para a construção de um Novo Plano Regional de Gestão Integral de Resíduos do Grande ABC.
O último estudo semelhante a este foi contratado e publicado em 2016 pela entidade intermunicipal.
“A gestão de resíduos sólidos foi o tema que originou o Consórcio ABC lá na década de 1990. Este encontro com a presença do governo estadual foi importante para traçarmos novas diretrizes e estratégias conjuntas para a área, com foco em benefícios não só para a região como um todo, mas com soluções também individuais para cada município”, afirmou Aroaldo da Silva.
Outras pautas
Além do debate sobre resíduos sólidos com integrantes da Semil, a reunião também traçou outras pautas prioritárias do Grupo de Trabalho (GT) regional.
Entre elas, a retomada de discussões sobre o Programa Obra Limpa e a otimização da Usina Regional de Resíduos da Construção Civil.