Consórcio ABC participa da elaboração do programa Cidades Verdes Resilientes

In ABCD On
- Updated
João Ricardo Guimaraes/Divulgação/Consórcio ABC

Diretor de Programas e Projetos do órgão regional esteve em Brasília nas discussões sobre o projeto

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participa das discussões para elaboração do Programa Cidades Verdes Resilientes, do Ministério do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e o das Cidades. O objetivo da ação é aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima.

Representando a região, o diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, está em Brasília para colaborar com a implementação da iniciativa.

“O programa estabelecerá políticas públicas de preparação das cidades para os eventos climáticos. O Consórcio ABC apresentou propostas de como melhor implementar essa política”, afirmou João Ricardo, que é especialista em Gestão Ambiental.

A ação será composta de cinco eixos: articulação institucional; orientações técnico-normativas; capacitação, educação urbano-ambiental e informações; fomento a diagnósticos, planos, projetos e intervenções; e ampliação e facilitação do acesso a mecanismos de financiamento.

“Espera-se que o uso nas cidades de tecnologias verdes de urbanização, como os serviços baseados na natureza, passe a estar como exigência na concepção dos projetos com financiamento federal”, explicou o diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC. 

O Grande ABC já se prepara para essa nova realidade. Em 2016, em parceria com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), o Consórcio ABC publicou o Inventário Regional sobre Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, que resultaram de estudos realizados com colaboração de técnicos das áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, Resíduos Sólidos, Transporte e Energia das sete cidades.

Em maio deste ano, a entidade regional firmou filiação ao Iclei, passando a integrar uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Com isso, passou a ter acesso a consultoria técnica, capacitação, intercâmbio de experiências, participação em projetos e eventos, entre outros benefícios.

You may also read!

GCM de Mauá resgata filhote em via expressa e promove adoção responsável

Gato estava, em primeiro lugar, em situação de risco na Avenida Papa João XXIII Durante patrulhamento preventivo na tarde deste

Read More...

Circuito Sesc movimenta o Parque Oriental e reúne famílias em Ribeirão Pires

Programação gratuita levou diferentes linguagens artísticas e ocupou, acima de tudo, o espaço público ao longo do domingo Neste domingo

Read More...

Smart Sanca auxilia na captura de procurado pela Justiça no Bairro Boa Vista, em São Caetano

Mais um procurado pela Justiça foi preso, acima de tudo, graças à atuação do Smart Sanca - Centro de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu