Consórcio ABC lança mapeamento da população trans das sete cidades

In Canto do Joca On
- Updated

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lançou, nesta terça-feira (16/3), um mapeamento exclusivo para a população trans das sete cidades. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) LGBT da entidade regional, em parceria e diálogo com as lideranças da sociedade civil. 

O mapeamento atende a uma das demandas da comunidade LGBT apresentadas por uma comissão formada por representantes do poder público, da sociedade civil e de grupos sociais que se reuniu na sede do Consórcio ABC em 29 de janeiro, data em que se celebra o Dia da Visibilidade Trans.

As demandas, que englobam áreas como saúde, segurança, cultura, educação e trabalho, haviam sido discutidas anteriormente, em reunião promovida em 27 de janeiro pelo vereador Márcio Araújo, de Mauá, com o coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, Marcelo Gallego. 

Com o objetivo de viabilizar os pleitos, o mapeamento vai reunir indicadores que servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas específicas. As pessoas transgêneras, transexuais e travestis poderão contribuir com a iniciativa, de forma voluntária, fornecendo as informações por meio de preenchimento de formulário digital.

Os dados e informações obtidos no mapeamento serão fundamentais para indicar as ações que precisarão ser priorizadas para minimizar as situações de vulnerabilidade social nas quais a população trans possa estar inserida, explicou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda.

“A ação tem como foco principal edificar caminhos para tirar da invisibilidade a população LGBTQIA+. Por isso, o mapeamento é o passo inicial para construção de um banco de dados regional, sobre a população LGBT, que dará subsídios às políticas públicas”, afirmou.


O mapeamento é fundamental para viabilizar um dos pleitos apresentados em janeiro pela comissão ao Consórcio ABC, que é a instalação de um Espaço de Saúde para Hormonização na região. Para formalizar pedido ao Governo do Estado e ao Sistema Único de Saúde (SUS) sobre o equipamento, é preciso apresentar um levantamento com dados e informações sobre a população a ser beneficiada. 

Se você é transgênero, transexual ou travesti e gostaria de contribuir com a iniciativa, acesse o link https://cutt.ly/PlD8wMU.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu