Iniciativa desenvolvida pela UFABC foi selecionada, portanto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC confirmou, em Brasília, após reunião com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a habilitação de um projeto para a inserção de jovens de baixa renda da região no mercado de trabalho.
O projeto “Qualificação Social e Profissional no Grande ABC” foi selecionado pela Secretaria de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE para celebração de parceria.
A ação será implementada, em primeiro lugar, pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que ficará responsável pela aplicação das disciplinas aos jovens selecionados.
A iniciativa será desenvolvida, acima de tudo, em quatro eixos: geoprocessamento, eficiência energética, turismo e produção cultural.
O Consórcio ABC atuou na mediação para a distribuição das vagas entre os municípios, conforme explicou o secretário-executivo, Mário Reali.
“O projeto é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação em nível técnico e de forma complementar ao Ensino Médio”, afirmou Reali.
A proposta é desenvolver, por exemplo, uma versão regional do “Programa Adolescente Aprendiz”, da Prefeitura de Diadema.
O mesmo desenvolve ações no contraturno na perspectiva de trabalhar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para inserção no mercado de trabalho.
Os jovens atendidos pela ação recebem, em conclusão, benefício financeiro mensal durante o período em que permanecerem sob o respaldo do programa.