Companhia lista mitos e verdades sobre a tecnologia que aprimora experiências de 12 milhões de motoristas pelo Brasil
São Paulo, abril de 2024 – A adoção de tags de pagamento automático vem registrando crescimento no Brasil, com 12 milhões de usuários alcançados em 2023, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Pagamento Automática para Mobilidade (Abepam). Por outro lado, embora essa tecnologia já tenha transformado a experiência de viagem de diversos motoristas por conta da maior agilidade, comodidade e conveniência em pedágios e estacionamentos pelas estradas e cidades, ainda pairam muitas dúvidas sobre as funcionalidades das soluções e seus benefícios para os usuários.
A fim de ampliar o conhecimento das pessoas sobre as tags e contribuir para a democratização do ecossistema local de pagamentos de mobilidade, a ConectCar, um dos principais players do segmento, listou os principais mitos e verdades sobre o uso desses adesivos que tanto facilitam a vida dos condutores.
-
As tags são apenas para pessoas que dirigem muito
Mito. As tags também são convenientes para quem dirige com pouca frequência por estradas com pedágios ou ocasionalmente visita shoppings, centros comerciais e aeroportos. Mesmo que o motorista não viaje regularmente, uma tag pode simplificar o dia a dia pelas ruas e rodovias, ajudando-o, inclusive, a ganhar tempo nos centros urbanos ao evitar filas. Afinal, economizar tempo é sempre essencial.
-
As tags só podem ser usadas em shoppings e pedágios
Mito. Além de estar presente em 100% das rodovias pedagiadas pelo país, a tag da ConectCar é aceita em mais de mil estacionamentos com e sem cancelas. Com a solução, os usuários da empresa também podem transitar pela cidade sem preocupações, acessando facilmente os trechos com o novo sistema de pagamento automático, Free Flow, e locais como aeroportos, hospitais, centros de eventos, restaurantes, estádios, universidades, teatros e clubes.
-
Não é possível usar mais de uma tag em um mesmo veículo
Verdade. Para que a tag funcione corretamente, é importante ter apenas um adesivo colado no para-brisa do veículo, evitando interferências que possam afetar o pagamento automático.
-
As tags podem ser usadas apenas por pessoas físicas
Mito. A conveniência e praticidade das tags de pagamento automático permite que elas atendam a diversos perfis. O portfólio da ConectCar, por exemplo, engloba soluções customizadas para pessoas físicas e jurídicas, também atendendo empresas com frotas a partir de dois veículos, sejam elas de veículos leves ou pesados. Além disso, a ConectCar oferece a solução de Vale Pedágio Obrigatório, facilitando as viagens de transportadores e embarcadores.
-
O usuário tem descontos nas tarifas de alguns pedágios usando uma tag
Verdade. Com o uso da tag, o motorista tem desconto em tarifas de alguns pedágios, válido também para a passagem em pórticos do Free Flow. O Desconto Básico de Tarifa (DBT) concede automaticamente 5% de desconto, enquanto o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) pode ultrapassar 90%, a partir da segunda viagem dentro do mesmo mês e na mesma praça de pedágio.
Além disso, a ConectCar oferece a Tag Free Flow, isenta de mensalidade, caso usada exclusivamente para a passagem pelos pórticos, e que permite a cobrança da tarifa dos pedágios sem cancela de forma automática, facilitando o dia a dia dos motoristas que trafegam por essas regiões.
-
As tags são caras
Mito. No passado, as tags costumavam ter um custo maior, criando a percepção de que era um serviço elitizado, não tão acessível. Isso vem mudando com o passar do tempo e com o surgimento de novos players no mercado, que têm a visão de que esse tipo de serviço tem de ser o mais inclusivo possível, para incentivar a adesão.
A ConectCar é uma das que saiu na frente nesse cenário e trabalha para tornar a tecnologia mais acessível, a favor da democratização da mobilidade. A empresa oferece a mensalidade mais baixa do mercado, bem como opções sem custo por meio de parcerias como a Tag Itaú e a Tag Porto.
-
Instalar e usar as tags é fácil
Verdade. As tags são práticas até mesmo no momento da instalação. No caso da ConectCar, após colar o adesivo no para-brisa do automóvel, basta baixar o aplicativo da companhia, configurar a conta e verificar se a tag está ativa. Depois disso, ela já poderá ser usada. Além disso, dependendo da maneira que o produto foi adquirido, ela pode já vir ativada e pronta para uso.
-
É necessário fazer uma recarga toda vez que for usar a tag
Mito. A tag pré-paga da ConectCar oferece a conveniência da recarga automática, eliminando a necessidade de fazer esse processo manualmente.
É possível configurar o valor da recarga e o saldo mínimo no próprio aplicativo da empresa. Dessa forma, toda vez que o saldo atingir esse valor pré-determinado, uma recarga automática é feita no cartão do cliente – de forma simples e sem complicações. Assim, os usuários não precisam se preocupar com o saldo no momento da passagem ou em fazer recargas antes de ir viajar ou passear.
“As tags estão, de fato, ganhando espaço no dia a dia da sociedade – o que é ótimo para todo o ecossistema de mobilidade do país. O segmento está se desenvolvendo, muito graças à conscientização das pessoas sobre os benefícios que essas soluções podem trazer ao cotidiano dos motoristas, e é um prazer poder fazer parte dessa história”, afirma o CEO da ConectCar, Kaoru Inada. “Na ConectCar, temos o compromisso de oferecer um serviço personalizado e simplificado aos motoristas, facilitando suas viagens e contribuindo para a democratização do nosso mercado. Buscamos sempre educar a todos sobre o tema e oferecer vantagens para que possam ter acesso à tag de mobilidade e não precisem se preocupar com filas para realizar pagamentos durante suas viagens e passeios”, completa.