Conchita recebe musical Eduka com a Banda Mirim neste sábado

In ABCD, Cultura On
- Updated

Espetáculo gratuito acontece às 16h; ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Neste sábado (08.02), o Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, recebe o premiado espetáculo “Eduka: um mergulho musical e poético pelo universo da educação e das relações que mudam vidas”, do grupo paulistano Banda Mirim.

A apresentação é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria.

“Eduka gira em torno do aprendizado, das relações, da vida e da vontade transformadora de agir, através de uma grande metáfora escolar atravessada pela música ao vivo”, explica o diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli. A pesquisa para a criação da peça rendeu à Banda Mirim o prêmio de Melhor Projeto Hibrido de Pesquisa em Educação, na categoria Infanto-Juvenil da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2021.

A narrativa acompanha o encontro de um grupo de colaboradores em uma sala de aula abandonada, habitada por um boneco de madeira. “Eles aceitam a tarefa de reconstruir o local, trocam conhecimentos, aprendem e ensinam enquanto preparam o futuro”, conta Romagnoli.

A encenação tem influência do artista polonês Tadeusz Kantor e, assim como outros projetos do grupo, é um musical com canções e trilhas originais executadas ao vivo.

As músicas foram compostas durante a pesquisa, conta a diretora musical Tata Fernandes, e abarcam a amplitude e a riqueza do processo de aprender. “A sonoridade tem influência de todos os cantos do mundo, desde o suingue africano até elementos da brasilidade pop, como o rap”, ilustra Tata.

Banda Mirim – Com sede em São Paulo, a Banda Mirim é um grupo que pesquisa, difunde e cria desde 2004 espetáculos para todas as idades, unindo teatro e música, com um olhar especial voltado para a infância e a juventude.

Com 12 integrantes fundadores, recebeu 29 prêmios; produziu dez montagens; lançou quatro CDs (dois indicados ao Prêmio da Música Brasileira, em 2014), três livros (um deles com sete peças do grupo), cinco DVDs, três especiais para televisão, três revistas, dois documentários, uma série em jornal, um podcast e uma websérie; realizou viagens e trocas artísticas com grupos de vários estados através de oficinas e debates e atingiu um público de mais de 250 mil pessoas.

Serviço

“Eduka: um mergulho musical e poético pelo universo da educação e das relações que mudam vidas”, da Banda Mirim
Data: 8/2/25 (sábado), às 16h
Local: Teatro Conchita de Moraes
Endereço: Praça Rui Barbosa, s/nº – Santa Teresinha
Indicação: Livre

Gratuito (ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria)

You may also read!

Ribeirão Pires anuncia Leni Walendy como nova secretária de Educação

Educadora com ampla experiência na gestão pública e na área educacional assumirá a Pasta, portanto, nos próximos dias A Prefeitura

Read More...

Revitalizado, Mirante Santo Antônio ganha binóculo panorâmico 360º em inauguração neste sábado (13.06)

Equipamento doado pela Rede D’Or amplia experiência turística no local, que recebe cerimônia de entrega da revitalização e integra

Read More...

Receita Federal intensifica o cruzamento de dados e aumenta pressão sobre comerciantes

Fiscalização digital exige maior organização fiscal e financeira dos varejistas para evitar riscos de autuação e fortalecer a gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu