Apresentação no Sesc Santo André marcou estreia mundial do Concerto Brasileiro para Bandolim de Orquestra e pode ser ouvida, portanto, na plataforma Sesc Digital; demais serviços de streaming de música disponibilizam álbum na próxima quarta
A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) realizou há cerca de um ano um concerto com o bandolinista Hamilton de Holanda.
À época, houve cobertura exclusiva do Programa Joaquim Alessi, com entrevistas com Hamilton de Holanda e com o maestro Abel Rocha
A apresentação, no Teatro do Sesc Santo André, foi gravada e agora foi lançada em formato de álbum digital ‘Sessões Selo Sesc #11.
Acesso
Orquestra Sinfônica de Santo André + Hamilton de Holanda’ pelo Selo Sesc está disponível na plataforma Sesc Digital (sesc.digital/categorias/musica).
Além disso, nas demais plataformas de streaming de música (Deezer, iTunes e Spotify), o trabalho estará disponível a partir da próxima quarta-feira (25/11).
Na oportunidade, a apresentação marcava, em primeiro lugar, a estreia mundial do Concerto Brasileiro para Bandolim de Orquestra, do bandolinista Hamilton de Holanda, uma das referências no instrumento.
A obra é composta, em suma, por três movimentos (I. Natureza Divina, II. Povo Solidário e III. Reconstruindo o Futuro) inspirado no Brasil de problemas e soluções, e que requer os solos do tradicional bandolim de oito cordas do autor.
O repertório da apresentação, que mescla música clássica e música popular brasileira, e que agora pode ser conferido no álbum digital, contou, na mesma linha, com um pout-pourri, com arranjo de Guga Petri, com as canções ‘Como Nossos Pais, La Belle de Jour, Domingo no Parque e Alegria Alegria, respectivamente de Belchior, Alceu Valença, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Outras faixas, além disso, são Último Capricho (Capricho 24) para Bandolim e Orquestra, de Hamilton de Holanda, Salmos, de João Guilherme Ripper e as suítes retratos Pixinguinha (choro), Ernesto Nazareth (valsa), Anacleto de Medeiros (schotitish) e Chiquinha Gonzaga, de Radamés Gnatalli.
Fecham o álbum, por exemplo, a canção Guerra e Paz I, de Hamilton de Holanda, e Canto de Ossanha, de Vinicius de Moraes e Baden Powell.
Além dos músicos da Ossa e do bandolinista Hamilton de Holanda, participaram do concerto, por exemplo, os músicos Fernando César (violão de 7 cordas), Rafael Toledo (pandeiro) e Henrique Araújo (Cavaquinho).
Flamengo
A apresentação aconteceu no dia em que o Flamengo, time do coração de Hamilton, conquistou a Libertadores da América de 2019.
Portanto, ao final, o artista tirou a camisa preta que usava e por baixo tinha o manto rubro-negro. E solou, espetacularmente, o Hino composto por Lamartine Babo.
Serviço
Lançamento do álbum digital Sessões Selo Sesc #11: Orquestra Sinfônica de Santo André + Hamilton de Holanda
Estreia mundial do Concerto Brasileiro para Bandolim de Orquestra, do bandolinista Hamilton de Holanda, realizada no Teatro do Sesc Santo André em 2019
Participação da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) e do bandolinista Hamilton de Holanda e músicos convidados
Disponível na plataforma Sesc Digital sesc.digital/categorias/musica desde 18 de novembro.
Lançamento, em conclusão, ocorrerá nas demais plataformas digitais (Deezer, iTunes e Spotify) em 25 de novembro.