Os quatro hospitais que compõem o Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) concluíram neste mês sua jornada ‘Lean’ em parceria com o Lean Institute Brasil, programa voltado à capacitação de lideranças na metodologia Lean, que tem por objetivo principal o ganho de conhecimento, aplicação de ferramentas para gestão de fluxos com foco em redução de desperdícios, obtenção de eficiência e aumento da qualidade e da segurança nos processos.
A cerimônia de encerramento apresentação dos projetos e entrega dos certificados aconteceu dia 15 de julho, no Hospital de Clínicas (HC), e contou com a presença de colaboradores, diretores, gerentes e representantes do Lean Institute Brasil.
O Hospital de Clínicas (HC) apresentou seu projeto voltado ao Centro Cirúrgico, a fim de melhorar a efetividade por meio da redução da taxa de suspensão cirúrgica. O Hospital Anchieta, com a utilização da ferramenta A3 de solução de problemas, mostrou ser possível a redução do tempo de espera dos pacientes na recepção para entrada no consultório médico, além do aumento da capacidade operacional de abertura de fichas na recepção no ambulatório da Oncologia.
O Hospital Municipal Universitário (HMU), hoje Hospital da Mulher, desenvolveu o projeto com foco na redução de retrabalho e risco de perda financeira por taxa de devolução dos itens que compõem o kit cirúrgico de mastectomia. Por fim, o Hospital de Urgência focou a redução no tempo de ocupação dos leitos nos setores da Unidade de Internação e UTI Adulto.
O Complexo de Saúde agradeceu a participação e dedicação de todos colaboradores envolvidos e conta com a continuidade e criação de novos projetos com uso da nova ferramenta. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no link https://www.lean.org.br.