Intervenções na Rua dos Protestantes começam, em primeiro lugar, na próxima semana e incluem demolição de prédio e mudança de teatro
Em projeto de revitalização da região que por décadas foi utilizada como cena aberta de uso de drogas, no centro da cidade, a Prefeitura de São Paulo prepara, acima de tudo, uma grande remodelação do local, que inclui conjunto habitacional e área de lazer.
Para isso, o projeto prevê, portanto, a demolição de um prédio deteriorado e a transferência da sede de um teatro naquela região.
As intervenções terão início, em suma, nos próximos dias com uma série de ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.
O espaço terá quadra esportiva, brinquedos, gramado e área de descanso.
Também está prevista, além disso, a construção de duas torres de apartamentos, num projeto entre COHAB e CDHU.
O esvaziamento da Cena Aberta de Uso foi possível graças a medidas de acolhimento e atendimento de agentes de saúde que, desde 2021, realizam um trabalho com usuários daquela região.
A redução progressiva do número de pessoas que usavam drogas naquela região pode ser observada no Painel de Monitoramento, que há meses divulga dados públicos em relação ao número de usuários naquela área.
Para ampliar a utilização da área pelos moradores, a Prefeitura colocará nos próximos dias tapumes naquele terreno para o começo das intervenções.
Inicialmente, a área onde funcionava a CAU será a primeira a passar por intervenção.
Abaixo assinado
Moradores da região firmaram abaixo assinado mostrando o interesse de que a Prefeitura crie naquele lugar um espaço de convivência.
O prédio, onde funcionava a CAU, será demolido obedecendo as regras e as leis do município.
Em relação ao Teatro de Contêineres Mungunzá, a Prefeitura vem apresentando desde o ano passado alternativas para a nova sede.
A região que envolve as ruas dos Protestantes e Couto Magalhães será totalmente remodelada.
Assim como outras partes do centro, a segurança também tem sido uma prioridade da Prefeitura.
A redução significativa da população em situação de vulnerabilidade e uso de drogas na Rua dos Protestantes é resultado de uma série de ações que vêm sendo intensificadas desde 2023, como o trabalho contínuo de convencimento dos usuários para aceitar acolhimento e tratamento, mesmo após a sua recusa.
Em toda a cidade, 1.600 agentes da Saúde e da Assistência Social realizam abordagens diárias em locais de ocupação momentânea de pessoas em situação de rua, oferecendo tratamento e acolhimento nas 4.450 vagas de 143 equipamentos municipais e estaduais – sendo 1.500 vagas e 71 equipamentos exclusivos para tratamento de dependência química.
Além disso, a Prefeitura realiza o Programa Operação Trabalho Redenção, que oferece oportunidades de trabalho e capacitação a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Especialmente aquelas em tratamento contra a dependência química. Em média, o POT registra 980 participantes por mês.