Joaquim Alessi
Inovação é a marca do governo Guto Volpi, em Ribeirão Pires. Quem foi à 1ª Festa Italiana da Estância pode ratificar a conclusão.
A começar pelo Palco 360º, que permitia a todos os visitantes saborear as delícias da culinária da “Bota” e ao mesmo tempo dançar com as canções entoadas por Fred Rovella e acompanhantes.
E bota animação! O público vibrou nos dois finais de semana, ou quatro dias de uma vero cultura ítalo-brasileira.
Mas, se a inspiração foi São Caetano do Su, os oriundi da cidade vizinha que se cuidem. Ribeirão Pires tem tudo para igualar ou até mesmo superar.
Exageros à parte, verdade é que a Festa Italiana de Ribeirão, a primeira da história da cidade, superou todas as expectativas.
Nota 10
Não à-toa, foi aprovada pelos ribeirão-pirenses e turistas de toda a região, e atraiu cerca de 20 mil pessoas nos dois finais de semana.
Foi entre 30 de setembro e 8 de outubro, aos sábados e domingos, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna, no Centro da cidade.
Além disso, a entrada foi solidária, com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pet.
Ações sociais
A Festa Italiana reuniu 18 entidades sociais, que venderam pratos típicos italianos como: massas, salgados, lanches e doces.
A verba que as instituições receberam durante o evento será revertida em ações destas mesmas associações.
O festival também contou com apresentações musicais de Fred Rovella, com músicas e danças típicas da Itália.
Sem contar, da mesma forma, o brilhante pessoal da Emarp (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires), os violeiros do CRI (Centro de Referência do Idoso) de Ribeirão Pires, entre outros.
Calendário com 50 semanas
A Festa Italiana faz parte, acima de tudo, do calendário de eventos 2023-2024, elaborado pela Prefeitura de Ribeirão Pires e que abarca 50 semanas de eventos.
Da mesma forma, quase 150 dias de atividades culturais diversas.
“Eu trouxe meu marido e meu filho na semana passada e hoje acabei trazendo só meu filho, que gostou muito. A Festa Italiana de Ribeirão Pires é mais uma opção de lazer aos finais de semana”, disse Ivonete Custódio, 47, que estava acompanhada de seu filho, Pedro, 9, e que mora em Santo André.
O prefeito Guto Volpi também esteve, em suma, no último dia da Festa Italiana e afirmou que o festejo realmente consagrou-se como opção de lazer e gastronomia na região.
“A Festa Italiana caiu no gosto do visitante. Recebemos muitos ribeirão-pirenses, mas também muita gente que veio das cidades vizinhas. Todos vieram para conhecer a festa e acabaram saindo muito felizes. Queria agradecer às entidades sociais que participaram desta festa”, afirmou, em conclusão, o chefe do Executivo.