A pouco mais de um mês para o fim da atual gestão, diretoria faz balanço positivo das atividades realizadas
O desafio de obter bons resultados e continuar beneficiando pessoas, em um cenário pandêmico e com aumento de crise econômica, está sendo concluído com méritos.
O Rotary Club Santo André Norte está, portanto, perto de encerrar a gestão 2020/2021, no fim de junho, com honra e números expressivos alcançados.
Tudo isso graças ao ritmo de iniciativa privada imposto pela atual diretoria do clube, que realizou reuniões semanais de planejamento, sempre às 7h30, encontros virtuais com palestrantes, mobilização pesada em ações sociais, entre outras práticas do mercado privado.
“Mesmo distante por conta da pandemia, nossa gestão conseguiu aproximar as pessoas virtualmente e conquistar um engajamento online bacana. Tivemos números expressivos de presença em nossas reuniões via Zoom, toda semana levantamos uma pauta interessante para ser debatida, com assuntos diferentes e relevantes, palestras ministradas por convidados”, ressaltou, em primeiro lugar, o secretário do Rotary Santo André Norte nesta gestão, Marco Precinoti.
Crescimento
O quadro de associados obteve, acima de tudo, crescimento de 35,2%, passando de 51 para 69.
O clube conseguiu, além disso, até a filiação de uma família de Londres, no Reino Unido.
Um brasileiro casado com inglesa e dois filhos, que contribuem, da mesma forma, com os projetos sociais da entidade mesmo à distância.
“Fizemos um grande trabalho no desenvolvimento do quadro associativo, no sentido de ter a sensibilidade para detectar pessoas que tinham anseio de ajudar os menos favorecidos de alguma forma. Então, fizemos o convite para ficarem mais próximas de nós. Por isso, tivemos este aumento expressivo. Também temos projetos sociais bem-sucedidos há décadas, o que faz com que as pessoas vêem em nós um meio de retribuir e devolver algo à sociedade”, comentou Marco Precinoti.
Governador elogia
Em visita aos projetos sociais da entidade, em fevereiro, o governador do Distrito 4420 (que reúne os clubes de Rotary do Grande ABC, litoral e zona sul da capital), Watson Travassos, elogiou o trabalho da instituição e afirmou, além disso, que as ações sociais “são feitas com excelência”.
“Nossa diretoria conseguiu bons resultados nesta geração graças à união dos integrantes, que sempre tiveram bastante alinhados e engajados em fazer o bem”, comentou a tesoureira do Rotary Santo André Norte nesta gestão, Mary Yoshie Kawamoto.
“A escolha do presidente, que mesclou pessoas com experiência em Rotary e outros jovens na instituição. Isso, somada à harmonização perfeita que toda a equipe teve, resultou em ótimos resultados”, comentou o diretor de protocolo da gestão 2020/2021, Marcelo Cândido.
Formada pelo presidente, Eduardo Barros de Moura; vice-presidente, Luiz Antônio Pirola; segundo vice-presidente, Rodenei Lemes Júnior; secretário, Marco Precinoti; segundo secretário; Carlos Eduardo Pereira; protocolo, Marcelo Cândido; tesoureira, Mary Yoshie Kawamoto; segundo tesoureiro Gilberto Bino, a atual diretoria do Rotary Santo André Norte está se despedindo, certamente, com orgulho dos feitos conquistados.
“Tive o privilégio de contar com um verdadeiro “dream team” (time dos sonhos) na diretoria. A gente engatou um ritmo de iniciativa privada, obtendo excelentes resultados, num período em que a solidariedade se faz mais importante que nunca. Só tenho a agradecer o empenho de todos os participantes desta gestão”, afirma o presidente Eduardo Barros de Moura, da mesma forma.
Números importantes
Nos primeiros seis meses da gestão, teve destaque a arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos por meio das lives do cantor Frank Aguiar, possibilitando as famílias beneficiadas pelo programa Criança Cidadã a continuarem recebendo cestas básicas mesmo sem as aulas, suspensas por conta da pandemia.
Já no segundo semestre, a Ação Contra a Fome nas Comunidades, organizada pelo Rotary Club Santo André Norte, arrecadou, acima de tudo, 5 toneladas de mantimentos para famílias carentes do Jardim Elba, na zona leste de São Paulo, e do Criança Cidadã, projeto social do ABCD mantido pela instituição.
Além de levar comida para a mesa de muitos brasileiros neste momento difícil, o clube também conseguiu destaque no mercado de trabalho.
O Camp Piero Pollone, além disso, bateu recorde, com atualmente 500 jovens aprendizes empregados, o maior número desde o início da instituição, há 44 anos.
Os adolescentes recebem, gratuitamente, preparação técnica para ingressar no mercado de trabalho por meio deste projeto social administrado pelo Rotary Santo André Norte.
Outro destaque desta gestão foi, por exemplo, o sucesso da live de pose da atual gestão, em agosto, que foi uma das cerimônias do tipo mais visualizadas no Youtube em todo o país, alcançando quase 700 pessoas ao todo.
Sobre o Rotary Santo André Norte
Desde a sua fundação, em 1959, o Rotary Club de Santo André sempre se dedicou às causas sociais da cidade e região, administrando importantes projetos sociais, que, ao todo, beneficiam cerca de 1.800 famílias do ABCD.
Entre eles o Camp Piero Pollone (www.aprendizes.org.br), entidade que complementa os estudos para jovens de 15 a 18 anos incompletos e os encaminha para o primeiro emprego.
A Associação Beneficente Criança Cidadã (www.abccsa.com.br), que atende crianças e adolescentes com estudo complementar por meio de atividades socioeducativas.
O Projeto Educando com Visão, que faz a triagem e consulta oftalmológica de crianças do Ensino Fundamental, fornecendo gratuitamente armações e lentes de óculos.
E, em conclusão, o AFRSAN, que produz cerca de 3.000 fraldas geriátricas por mês para 50 idosos (60 unidades mensais para cada um deles).