Ato simbólico para pedir paz no trânsito é uma sugestão dos Fóruns Paulista e Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana
Aproximadamente seis mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, representando a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida, foram soltos na tarde desta sexta-feira (25/9) nas proximidades do Consórcio Intermunicipal ABCD, marcando o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito na região.
O ato simbólico foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, por sugestão dos Fóruns Paulista e Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana.
O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da paz no trânsito.
Na ação desta sexta-feira, foram soltos mil balões em frente à sede do colegiado de prefeitos e cinco mil na região do Paço Municipal andreense.
A Semana Nacional de Trânsito é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como intuito desenvolver atividades em todo país para conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. O tema desse ano foi “Perceba o risco. Proteja a vida”, conforme definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Ao longo da semana, o Consórcio ABC divulgou materiais educativos por meio das suas redes socias no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin. Por meio da parceria com Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Os materiais também foram disponibilizados aos sete municípios para divulgação institucional.
Além disso, a entidade regional realizou uma live na segunda- feira (21/9) sobre o tema, com participação de Marcelo Marques da Costa, diretor Jurídico e Financeiro da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil (AMABR); Nazareno Stanislau Affonso, diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT); e José Aurélio Machado, diretor-presidente do ONSV.
“O objetivo da Semana Nacional de Trânsito é estimular a sociedade a refletir sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, pois é preciso reduzir os altos índices de morte e feridos no trânsito.
É fundamental que todos se conscientizem para um trânsito mais seguro, humano e responsável”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABCD, Edgard Brandão Júnior.