Joaquim Alessi
São Bernardo do Campo tem leis específicas e avançadas que levam à conscientização sobre os chamados transtornos de neurodesenvolvimento, Dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Elas foram propostas pelo vereador Eduardo Tudo Azul e sancionadas pelo prefeito Orlando Morando.
Por isso o município se destaca bem à frente dos demais nessa campo da Saúde e Educação.
Mas, tudo isso começou com o trabalho de dois especialistas: o Professor Doutor Rubens Wajnsztejn, da Faculdade de Medicina do ABC, e a coordenadora do NEAFMABC (Núcleo Especializado em Aprendizagem do Centro Universitário FMABC), Professora Mestre Ale Bernardes Caturani.
O Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn e a coordenadora do NEAFMABC Profa. Ms. Ale Bernardes Caturani, há quase um ano, em abril de 2022, como representantes e idealizadores do Movimento Dislexia TDAH GABCD, reuniram-se com o vereador Eduardo Ginez Tudo Azul e com o assessor Rogério Castilho.
Trabalharam, acima de tudo, sobre a ideia e a necessidade de São Bernardo ter leis para garantir e promover ações de conscientização sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, Dislexia e TDAH.
Legislação
Dessa reunião de motivação construtiva, e após diversos diálogos de estruturação sobre o perfil dos critérios clínicos que definem esses dois transtornos, nasceu a propositura do vereador Eduardo Tudo Azul.
O projeto de lei 73/2022, sancionado em 13.07.22 pelo prefeito Orlando Morando, tornando-se, portanto, a lei 7.118/22, publicada em 14.07.22.
É, em primeiro lugar, a Lei de Conscientização Sobre Dislexia.
Além disso, como resultado da frutífera reunião de 30.04.22, nasceu outra propositura do vereador Eduardo Tudo Azul.
O projeto 74/2023, aprovado em fevereiro, e cuja lei foi sancionada em 15.02.23 pelo prefeito Orlando Morando, e publicado em 17.02.23.
Trata-se da Lei 7.185/23, de Conscientização sobre TDAH.
Eventos no Plenarinho
Em julho de 2022, aguardando já de forma otimista os resultados dos projetos sobre Dislexia e TDAH, foram realizados dois eventos de Conscientização.
Em parceria do vereador com o Movimento Dislexia TDAH GABCD, esses eventos foram realizados, da mesma forma, no Plenarinho da Câmara Municipal.
Além disso, em 16 de julho de 2022, mês de conscientização do TDAH, foi realizado o Simpósio de Conscientização Sobre TDAH em São Bernardo.
Na oportunidade, por exemplo, foram celebrados o sancionamento e publicação, em julho de 2022, da lei sobre Dislexia.
Em 15 de outubro de 2022, mês de conscientização da Dislexia, e já com a existente lei 7.118/22 de julho de 2022, foi realizado o Simpósio de Conscientização Sobre Dislexia.
Segundo Ale Bernardes Caturani, coordenadora do NEAFMABC e idealizadora do GABCD, fala sobre o movimento.
“Tem como propósito principalmente amenizar o impacto que a invisibilidade deste transtornos causa na vida acadêmica, social e profissional do indivíduo”, diz.
Em conclusão, permite informar a possiblidade, exercer ações de prevenção, de identificação e de intervenção aos indivíduos com DISLEXIA e TDAH, acrescenta Rubens Wajnsztejn.