Com a chegada do verão, BRK alerta para os perigos da água de chuva lançada nas redes de esgoto

In ABCD On
- Updated

Ocorrências no sistema de esgoto do município aumentam durante a estação chuvosa. Verão tem início oficialmente nesta quarta-feira, dia 21.

 Um dos grandes vilões para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário é a interligação incorreta, ou seja, a mistura indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto. A informação é da concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, que durante o verão, com a temporada de chuvas mais frequentes, alerta sobre um maior risco de ocorrências de vazamentos, podendo chegar até ao retorno do esgoto em imóveis.

“No verão, temos uma incidência maior de chuvas, portanto é fundamental redobrar a atenção com relação ao uso das redes de esgoto. Isso porque em vários imóveis a água da chuva é lançada de forma indevida diretamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação, dificultando o escoamento e, em dias de chuva, ocasionando extravasamentos de esgoto”, informa Bruno Gravatá, gerente de operações da concessionária.

A ligação irregular da água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumentar a possibilidade de retorno do efluente nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta.

O gerente de operações destaca que é importante os moradores de Mauá estarem informados sobre a ligação e destinação corretas das águas. “As redes de esgoto foram projetadas para receber, exclusivamente, o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando a água da chuva é incorretamente direcionada para a rede coletora de esgoto, ela sobrecarrega o sistema e provoca obstruções, extravasamentos e compromete o serviço de coleta e tratamento, assim como pode gerar prejuízos para toda a comunidade local”, diz.

Essas ligações inadequadas – muitas vezes causadas por desconhecimento da população – são proibidas por lei e passíveis de punições. No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o artigo 19 do decreto 12.342/78 define essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas distintas, separando assim a água de chuva dos esgotos gerados na residência.

O início oficial do verão – a estação mais chuvosa do ano – nesta quarta-feira (21), reforça a necessidade de atenção para o tema.

Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site www.brkambiental.com.br/maua, ou ainda pelas nossas redes sociais.

VÍDEO ORIENTATIVO SOBRE O TEMA:

Para um melhor entendimento sobre a importância da separação das redes de esgoto e das redes de drenagem pluvial, acesse aqui.

You may also read!

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu