Ação teve como foco, em primeiro lugar, o combate à perturbação do sossego e à desordem em áreas críticas, atendendo a denúncias da população
A Operação Dorme Bem, viabilizada pela Prefeitura de São Bernardo, registrou, no fim de semana, acima de tudo,158 ocorrências.
Entre elas, 108 foram, portanto, de perturbação do sossego e desordem na cidade.
Com atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da GCM (Guarda Civil Metropolitana), a operação tem como objetivo garantir, da mesma forma, a ordem pública e assegurar o descanso dos moradores durante a noite.
Entre as ações dessa medida, foram realizadas fiscalizações de veículos que resultaram no recolhimento de seis motocicletas por diversas infrações de trânsito.
Além disso, uma motocicleta roubada foi recuperada, e o indivíduo que a conduziu foi preso. A motocicleta e o indivíduo foram apresentados ao 1º DP, onde as devidas exceções foram tomadas.
Ao todo, foram registradas 108 denúncias de desordem e perturbação, facilmente controladas pelas forças de segurança. Entre os tipos de infração mais comuns, destacam-se o uso excessivo de som, brigas em vias públicas, condução irregular de veículos, violência contra a mulher e até casos de pichação.
A lista de ações efetivas inclui também patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos críticos e abordagens a veículos com tão excessivos. “Nosso trabalho é intensificar a presença do GCM nas áreas mais sensíveis da cidade, com bloqueios estratégicos e fiscalização rigorosa. A operação tem como base dados da Secretaria de Segurança e as denúncias da própria população”, afirmou Major Topalian, secretário de Segurança de São Bernardo.
Ação conjunta
Neste domingo (20.07), na celebração do futebol de várzea com a decisão da Liga Especial de Futebol Amador 2025, no Estádio 1º de Maio, a Prefeitura especifica um esquema de segurança robusto, com atuação integrada da Secretaria de Segurança, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Ao todo, 90 agentes foram mobilizados, sendo 60 no interior do estádio e 30 na área externa, com o apoio de três equipes da Força Tática e seis motos da PM.
As torcidas participaram de forma colaborativa e respeitaram integralmente a Lei Municipal nº 7.427/2024, que proíbe fogos de artifício com ruído.
Durante todo o evento não houve registro de ocorrências, o que comprova a efetividade da operação.
Outras operações
A GCM, com suporte das equipes especializadas da Romu e Guarda Ambiental, realizou na última sexta-feira (18/7) a Operação Cuidar Bem, ação preventiva focada em coibir crimes patrimoniais, como roubos de celulares, veículos, bicicletas e outros, nas regiões do Riacho Grande, Pós-Balsa e Estrada Velha.
A operação envolveu, por exemplo, 49 agentes e um efetivo de 3 ROMUs, 2 guardas ambientais, 6 motos e 13 viaturas.
O objetivo principal foi o de proporcionar, em conclusão, mais segurança e tranquilidade à população local.
