Clima seco e frio associado a queimadas podem aumentar doenças respiratórias

In ABCD On
Com maior parte do território em mata, Saúde de Ribeirão Pires alerta para os problemas respiratórios que podem ocorrer em decorrência de queimadas. Foto: Comunicação/PMETRP

Departamento de Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, orienta a população perante aos cuidados que devem ser tomados

Os meses de junho, julho e agosto não são somente a época mais fria do ano, como também a mais seca. Essas características, associadas também a maior incidência de queimada florestais, afetam a saúde, aumentando a incidência de doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, principalmente nos grupos mais susceptíveis de idosos e crianças.

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Departamento de Vigilância Ambiental, alerta que a exposição aos vários poluentes derivados das queimadas como o material particulado, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e ozônio, podem provocar sintomas agudos de dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, tosse seca, rouquidão, cansaço, dermatite e até mesmo a ansiedade.

Por outro lado, existe também a preocupação com o aumento na procura pelo sistema de saúde, com pessoas com problemas sintomáticos respiratórios, como aponta Patrícia Bezerra, diretora de Vigilância à Saúde da cidade. ” A coexistência da pandemia da Covid-19 e o aumento de queimadas, podem sobrecarregar os serviços de saúde, superlotando as unidades e dificultando a vida da população”, destacou.

Atento a esta questão, a recomendação é que, especialmente nesta época do ano, as pessoas aumentem a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e assim mais protegidas; evitar exercícios ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada; além de não atirar cigarros acesos na vegetação ou mesmo soltar balões.

Com os grupos susceptíveis, o cuidado deve ser ainda maior. “Crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes, devem redobrar a atenção com relação às recomendações e devem estar atentas aos sintomas respiratórios e cardíacos e, em caso de crise, procurar o atendimento médico o mais precocemente possível”, diz, em conclusão, Patrícia.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu