Longa vencedor da 21a Mostra de Tiradentes entra em cartaz nesta quinta-feira (10), e exibidora realizará debates em São Paulo e Rio de Janeiro com o organizador e co-diretor Samuel Marotta e o diretor e roteirista Ewerton Belico
O projeto Aquarela, que semanalmente realiza leva aos multiplex da Cinesystem uma sessão especial com um filme brasileiro por apenas R$ 10, terá um atrativo ainda mais especial com o lançamento de “Baixo Centro”. O longa, que venceu a 21a Mostra de Tiradentes, terá exibições especiais em São Paulo e Rio de Janeiro com debate pós filme com a presença do organizador e co-diretor Samuel Marotta e do diretor e roteirista Ewerton Belico. As sessões acontecerão nos dias 10 e 12 de abril, nos complexos da Praia de Botafogo e do Shopping Frei Caneca, respectivamente. Os ingressos já estão à venda.
O filme discute o processo de destruição do laço social dentro das cidades, em cenas noturnas que se passam na periferia e no centro da cidade de Belo Horizonte. Na história, os personagens Robert, Teresa, Djamba, Gu e Luísa vivem experiências de encontro, promessas, mas também de opressão e sombras em uma cidade que desaba.
“Baixo Centro é um testemunho sobre as inúmeras narrativas noturnas presentes a cada imersão noite adentro no centro e em outras regiões da cidade de Belo Horizonte. É um filme sobre pessoas que desaparecem e sobre memórias que estão em vias de desaparecer. A escrita do roteiro nos impôs o desafio de lidar com as constantes transformações que víamos acontecer a todo instante. Se no início do processo de escrita os protagonistas eram jovens que viviam intensamente o centro ocupado por movimentos artísticos das mais variadas frentes, ao final de quatro anos imperava a iminência da morte e o esvaziamento da cidade. E assim é o filme”, explica o diretor Samuel Marotta.
Sobre o projeto Aquarela
A Cinesystem, que tem realizado movimentações estratégicas para a valorização do cinema nacional e a ampliação do acesso à cultura, deu início ao Aquarela em fevereiro deste ano, com a exibição semanal de um filme brasileiro por apenas R$ 10. A ação é realizada em todos os 28 complexos da rede, que estão localizados em 11 estados.
“No fim do ano passado nós inauguramos duas salas 100% dedicadas ao cinema brasileiro, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. E agora chegou o momento de tornar as nossas ações de fortalecimento da cultura em algo ainda mais amplo, que possa ser aproveitado pelo público de todo o país, Com o ‘Aquarela’ conseguimos fazer com que cada vez mais pessoas tenham a chance de assistir, gastando pouco, as produções brasileiras. Somos uma rede que nasceu no Brasil e é parte de nossa missão promover formas de valorizar a indústria nacional”, conta Samara Vilvert, gerente de Marketing da Cinesystem.
Confira abaixo os horários da sessão especial de “Baixo Centro”:
Cinesystem Praia de Botafogo
Data: 10/04 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Preço do ingresso: 10 reais (Projeto Aquarela)
Cinesystem Shopping Frei Caneca
Data: 12/04 (sábado)
Horário: 19h30
Preço do ingresso: 10 reais (Projeto Aquarela)
Sobre a Cinesystem
Jovem, ousada e inovadora, a Rede Cinesystem Cinemas é a quinta maior exibidora do país. Com 27 multiplex e 181 salas, em 17 cidades brasileiras, vem liderando movimentos estratégicos no mercado, como a inauguração do primeiro cinema 100% digital no país e as primeiras salas com sistema de som Dolby Atmos. Trouxe também ao Brasil o conceito de autosserviço e o primeiro multiplex com 100% de projeção a laser. Cine Atelier, Cine Azul, CinePets e o programa de fidelidade ‘Clube da Pipoca’ são projetos que levam sua assinatura, geram benefícios e experiências ‘além do filme’. Em 2024, chegou ao Distrito Federal e consolidou sua presença em São Paulo e Rio de Janeiro, ampliando ainda mais seu compromisso com a democratização da cultura e do cinema nacional.