Cinema: projeto oferece sessão gratuita a migrantes venezuelanos no Brasil

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Colaboradora com uniforme da Aldeias Infantis SOS Divulgação

Os migrantes em situação de vulnerabilidade acolhidos pela Aldeias Infantis SOS assistirão ao filme “Sim, viver é um presente”, em ação beneficente organizada pelo projeto Curta Terapia

Rio de Janeiro, abril de 2025 – O projeto Curta Terapia – o cinema nos hospitais, que surgiu com a proposta de auxiliar com arte o tratamento de pacientes oncológicos internados, realiza uma ação com os participantes do programa Brasil Sem Fronteiras, da Aldeias Infantis SOS, Organização que lidera o maior movimento de cuidado do mundo.

Desta vez, o público-alvo são famílias, crianças, adolescentes e jovens participantes da unidade da Organização no Rio de Janeiro, que vão assistir ao filme “Sim, viver é um presente”, de direção de Luís Antônio Igreja, no dia 11 de abril, às 10h30, no Estação NET Rio, em Botafogo.

Localizada na região do Itanhangá, a Aldeias Infantis SOS oferece o programa Brasil Sem Fronteiras, que acolhe famílias refugiadas venezuelanas ou em situação de refúgio. Viabilizado em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), os migrantes recebem apoio com moradia adequada, alimentação, acesso a serviços de saúde, incluindo vacinação, e as crianças, por sua vez, são matriculadas no ensino regular.

Para Isabel de Mendonça, coordenadora do programa Brasil Sem Fronteiras da Aldeias Infantis SOS no Rio de Janeiro, a ação do Curta Terapia será de grande importância.

“Esta ação solidária representa um momento especial para os participantes do projeto Brasil Sem Fronteiras. Mais do que uma sessão de cinema, é uma oportunidade de acolhimento e incentivo para famílias que estão reconstruindo suas vidas em um novo país. O projeto busca proporcionar dignidade e empoderamento, permitindo que essas famílias sonhem e construam um futuro seguro para seus filhos”, conclui. 

O longa-metragem “Sim, viver é um presente!” marca a estreia da Família Manaká no cinema. Dirigido por Luís Antônio Igreja, o filme surgiu como forma de apresentar as 13 canções do primeiro álbum da dupla e reforçar os pilares conceituais do projeto. Manaká é um projeto musical para a infância, que produz conteúdos multilinguagens para zelar pela infância e a natureza, o brincar livre e o vínculo familiar!

“Essa ação social surgiu de um encontro com Isabel de Mendonça, que se transformou em uma colaboração entre a Aldeias Infantis SOS e o Curta Terapia. Juntas, temos o objetivo de levar as famílias ao cinema e proporcionar uma experiência única”, explica Marcela Siqueira, atriz e produtora, que idealizou o projeto Curta Terapia.

“O Manaká, que realiza um trabalho lindo e significativo nas áreas de educação, cinema e música, se uniu a nós nessa ação. Além disso, a Tom&Luz Produções, com sua missão de inspirar e transformar, proporciona a essas famílias um encontro enriquecedor com artistas, fortalecendo o engajamento e a conscientização em torno dessa causa”, finaliza Marcela, que promete uma sessão de cinema animada, com muita pipoca e bebida distribuídas gratuitamente.

Sobre o filme “Sim, viver é um presente”

Dirigido por Luís Antônio Igreja, o musical narra a vida encantadora do menino Davi, de 8 anos. Ao acordar com o sol que se levanta e desperta os passarinhos, Davi inicia uma aventura única e especial. Durante esse dia mágico, ele desfruta de um quintal amplo, de uma família amorosa e da liberdade de brincar. O filme convida o público a vivenciar, em família, a infância como um estado supremo de espírito, celebrando a mensagem de que “Sim, viver é um presente!”.

Sobre o Manaká

O Manaká é um trabalho de música para infância que canta, em suas composições, o livre brincar, o afeto nas trocas intergeracionais e o contato íntimo com a natureza – como pilares de uma infância plena. Evidencia o bem, o bom e belo da vida, com liberdade de gêneros musicais e com referência aos hinos da infância dos anos 1980 e 1990. O duo faz um trabalho a partir da criança de hoje para a família inteira curtir junto, estreitando e fortalecendo vínculos. 

O Manaká estreou o longa metragem “Sim, viver é um presente!”, que apresenta a família real como elenco e partiu de reflexões extraídas do cotidiano do menino para traçar um roteiro amoroso, simples e filosófico. O filme é inspirado e homenageia o primeiro filho do casal, Davi, mostrando de forma biográfica e ficcional como a vida torna-se um verdadeiro presente!

Desde sua aparição no especial do Dia das Crianças da TV Cultura em 2017, o Manaká vem se apresentando por todo o Brasil. Recomendado pelo Jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos de música para crianças da atualidade, circulou por hospitais públicos levando afeto e alegria para crianças internadas, familiares e profissionais da saúde.

Atualmente, o Manaká é destaque na trilha sonora do programa “O pano mágico da Ju”, da TV Cultura. Além disso, o grupo também contribui com canções originais para o seriado “O Menino Mais Rico do Mundo”, exibido diariamente no Nickelodeon e no Paramount+. Este projeto, criado por XÁ e dirigido pela renomada Bete Rodrigues, é produzido pela Nalaje Filmes e foi reconhecido com o prêmio de obra seriada para crianças pelo Ministério da Cultura/Ancine.

Os criadores do Manaká, os premiados cantores e atores Liv Izar e Xico Ahbreu, vão além da música ao integrar recursos cênicos e sua ampla experiência no universo da cultura infantil. A dupla utiliza suas biografias e experiências para criar um ambiente rico em significados. Combinando histórias reais e fantásticas, causos, brincadeiras e interação, o trabalho deles promove um clima vibrante que verdadeiramente celebra a infância.

Sobre as Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninas e meninos que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 58 anos e mantém cerca de 80 projetos, em 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer acolhimento para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha. Mais informações no site www.aldeiasinfantis.org.br.

You may also read!

Santo André dá início às obras de modernização do Campo do Humaitá e anuncia Parque Escola Cláudio Petrin

A Prefeitura já revitalizou outras 17 arenas futebolísticas desde 2017, além do Estádio Bruno Daniel; equipamento terá ligação com

Read More...

Santo André firma acordo com a CETESB para a ampliação do licenciamento ambiental municipal

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a Prefeitura de Santo André assinaram, nesta quarta-feira (30.04)l,

Read More...

Prefeito Ricardo Nunes apresenta projetos de São Paulo à Agência de Cooperação Internacional do Japão para firmar parcerias

Em seu último compromisso na viagem oficial ao Japão, nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes apresentou à vice-presidente

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu