Com a crise gerada pela pandemia na renda e na colocação de muitos profissionais, com o desemprego atingindo cerca de 15 milhões de pessoas, acelerou a busca pelo modelo de microfranquias no País. Atualmente, segundo a ABF, entidade que reúne as empresas de franquias, operam no Brasil cerca de 562 redes com modelo de microfranquia, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas. As microfranquias são oportunidades para aqueles que querem criar o seu próprio negócio investindo pouco.
A grande variedade de possibilidades do franchising atualmente permite que profissionais de diferentes áreas possam utilizar suas experiências de anos de carreira para empreender em um mercado em que domina, e no formato home-based, com baixo custo inicial. Nesse modelo, o franqueado pode trabalhar de casa ou visitando os clientes, sem a necessidade da montagem de um estabelecimento comercial. O que vemos é que profissionais com experiência no setor financeiro estão buscando alternativas a partir desse modelo para empreender.
Para ajudar profissionais interessados em empreender no modelo de microfranquias, listamos abaixo cinco exemplos de negócios no formato. Veja:
Acqio
Democratizar o acesso às maquininhas de cartões para micros e pequenos empreendedores de todo o Brasil. Esse é o objetivo da fintech Acqio. Fundada em 2014 no Porto Digital de Recife, (PE), a companhia passou a oferecer adquirência pura em 2019 e quer levar para pequenos estabelecimentos comerciais as melhores soluções de pagamentos – especialmente para aqueles que possuem difícil acesso em regiões mais afastadas. A Acqio é uma microfranquia barata e lucrativa. Com mais de mil franquias em todo o país, a Acqio ganhou dois Selos de Excelência consecutivos da ABF, nos anos de 2018 e 2019.
Investimento inicial: R$ 17.500
Faturamento médio: R$6.900
Royalties: 6% do faturamento bruto
Retorno do investimento: de 6 a 10 meses
Associada à ABF: sim
RHF
A RHF é uma franquia home based que atua no segmento de soluções de RH. A empresa conta com mais de 50 franqueados e, assim como algumas dessa lista, oferece ao empreendedor a possibilidade de trabalhar tanto no formato home based quanto em um escritório. Na franquia RHF o franqueado busca por candidatos e empresas e realiza a intermediação da seleção entre eles. Atuando como intermediadora entre as empresas que buscam por profissionais, a RH Franquia de Talentos realiza a união entre os que buscam por novos colaboradores, com trabalhadores em buscam por vagas de emprego.
Investimento inicial: a partir de R$ 9.900
Faturamento médio: R$30.000
Retorno do investimento: 3 a 6 meses
Royalties: 8% do faturamento bruto
Associada à ABF: sim
Caricanecas
Com modelo de negócio home-based e baixo custo de investimento, em torno de R﹩ 9 mil, o negócio dá a oportunidade de empreender utilizando uma estrutura mínima: computador, material de comunicação, equipamento para impressão de canecas. A pessoa pode começar em casa, trabalhando sozinha, economizando com funcionários. O sucesso depende do empreendedor, sendo que a franqueadora ensina o caminho das pedras para divulgar o negócio, se relacionar com os clientes e abrir mercado. Atuando de casa, os franqueados possuem autonomia quanto ao horário, dinâmica de trabalho e cartela de clientes. Ao realizarem uma venda, enviam as fotos para a franqueadora e os desenhistas fazem as caricaturas. Em média, são desenhadas 500 caricaturas por dia.
Investimento Total: R$ 10.500,00
Capital de Giro: R$ 500,00
Retorno: Em até 6 meses
Taxa Royalties: R$ 400,00
CONTA4U
A CONTA4U é uma franquia que atua no segmento de contabilidade. Fundada em 2019, a marca conta com 4 unidades no Brasil e atua apenas no formato home based. A franquia tem o objetivo de facilitar os processos contábeis das empresas. O franqueado atua na captação de clientes, vendendo planos que custam de R$ 79 a R$ 269 por mês. O modelo de negócio é o home based, voltado para cidades com mais de 30 mil habitantes.
Investimento inicial: R$ 18.700
Retorno do investimento: 11 meses
Faturamento médio mensal: R$43.000
Royalties: 11% do faturamento bruto
Taxa de propaganda: 3% do faturamento bruto
Associada à ABF: sim
Maria Brasileira
A franquia home based Maria Brasileira atua no segmento de limpeza e conservação. A marca, que surgiu em 2012 tem mais de 300 franquias em todo Brasil. Com três selos de Excelência em Franchising, a marca está presente em 25 estados do Brasil. A Maria Brasileira nasceu da necessidade que dois colegas de universidade tinham em encontrar profissionais de limpeza para realizar a manutenção de suas residências. Segundo Felipe Buranello, um dos fundadores da empresa, o maior problema era encontrar pessoas confiáveis e com horários livres para realizar os atendimentos.
Investimento inicial: a partir de R$ 32.500
Faturamento médio: R$50.000
Royalties: a partir de R$ 550,00
Retorno do investimento: de 12 a 14 meses
Associada à ABF: sim
Sobre a Acqio:Fundada em 2014, a Acqio é uma fintech brasileira que atua como adquirente e desenvolve soluções de pagamento para o varejo. Com sede em São Paulo, está presente em mais de 2.500 municípios, tendo sido a primeira empresa de meios de pagamento a criar o canal franquias para a distribuição de produtos com foco no desenvolvimento do empreendedorismo, investindo na capacitação e geração de renda de seus mais de 1.100 franqueados. Ocupa atualmente a 6ª posição no ranking de rede de franquias brasileiras, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e recebeu por dois anos consecutivos o Selo de Excelência em Franchising da ABF. Como adquirente, a companhia se destaca pelo atendimento pessoal e consultivo para o pequeno e médio empreendedor e possui o selo RA1000, do ReclameAQUI, um dos mais importantes títulos de relacionamento com o cliente do Brasil.