Cinco hábitos saudáveis para equilibrar a alimentação após o exagero das festas

In ABCD On
- Updated
Chá gelado refrescante. Fotos: Divulgação

Retomar a rotina pode gerar grandes resultados ao longo do ano

Retomar a rotina de alimentação saudável após as festas de fim de ano muitas vezes emendadas com férias nem sempre é tarefa fácil. Com tantos excessos que incluem comidas típicas, sobremesas diversas e bebidas alcoólicas, muitas pessoas têm a impressão de que chutaram o balde longe demais e por isso vão protelando o compromisso que fizeram a si mesmas de se cuidarem melhor no novo ano.

Mas, se engana quem pensa que é preciso muito sacrifício para conquistar grandes resultados. Na verdade, as pequenas mudanças de hábitos são as principais aliadas para quem não quer esperar passar o Carnaval para voltar aos trilhos e se alimentar de forma mais saudável.

Pensando nisso, a enfermeira esteta e diretora da Clínica Chiquetá, Mariane De Chiara, separou algumas dicas que ajudam nessa retomada:

  • Priorizar a ingestão de água realizando o seguinte cálculo diário: 35 x peso = quantidade ideal de água para o dia.
  • Introduzir alimentos ricos em fibras e fontes de proteína nas refeições, são eles que promovem saciedade
  • Reduzir o intervalo entre as refeições e se alimentar a cada 3 horas
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos 
  • Praticar exercícios físicos

“É preciso focar em mudar hábitos, pois dieta oferece resultados temporários e conquistar novos hábitos promove mudanças para toda a vida”, acrescenta a especialista.

Além disso, Mariane indica duas receitas de bebidas geladas e refrescantes que aumentam a energia e ajudam na desintoxicação do organismo, selecionadas pela nutricionista Geovanna Tita, da Clínica Chiquetá.

Ice Tea Refrescante

Ingredientes:

3 sachês de chá mate natural

4 fatias de gengibre

1 limão fatiado

1 laranja fatiada

Cravo e canela a gosto

Modo de Preparo:

Faça o chá em infusão fria (basta colocar os sachês em meio litro de água em uma jarra e levar a geladeira por 12 horas). Depois junte o chá pronto com os demais ingredientes e sirva.

Drink vermelho Frisante

Ingredientes:

400g de melancia picada

Suco de 2 limões

1 maçã vermelha ou verde sem casca

200 ml de água com gás

Folhas de hortelã

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a melancia, com o suco do limão, a maçã e alguns cubos de gelo a gosto. Depois de batido acrescente a água com gás e sirva.

Sobre a especialista:

Mariane De Chiara é formada em enfermagem, com experiência no setor público de saúde. Com especialidade voltada a Estética fundou a Clínica Chiquetá em 2012, no ABC Paulista.

You may also read!

Orlando Morando apresenta Smart Sampa na Associação Comercial de Santo André

Secretário de Segurança Urbana da Capital detalhou estratégia de videomonitoramento inteligente aos representantes do setor produtivo andreense nesta quarta-feira

Read More...

Drogaria Coop abre 15ª unidade em São Bernardo e 69ª da rede

A fim de ampliar sua capilaridade no ABCD, a Coop Drogaria inaugurou na manhã desta quarta-feira (25.02), portanto, a

Read More...

Paulo Tinoco reeleito presidente do COMTUR Santo André para o biênio 2026/2027

Representante do Sehal no Conselho, dirigente recebeu, acima de tudo, votação unânime em reunião na Prefeitura O empresário Paulo Tinoco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu