Chef Anouk leva sabores da Mantiqueira ao Litoral e promove encontro gastronômico marcado por troca de experiências

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated
Como prato principal o mar ganhou protagonismo com polvo cozido em baixa temperatura e finalizado na grelha/Divulgação

Próximo encontro terá o Chef Anderson Oliveira, do Grupo Dona Chica, de Campos do Jordão, em jantar a quatro mãos com a Chef Carina Manzoli, do Famiglia Manzoli, em Ilhabela  

Dentro da programação oficial do 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Praia – Edição Ilhabela, que acontece no arquipélago até 3 de maio, a Chef Anouk Migotto, do consagrado restaurante Donna Pinha, de Santo Antônio do Pinhal, desembarcou na cidade, em primeiro lugar, para um jantar especial realizado na quinta-feira (09.04), preparado a quatro mãos com o experiente Chef Lucas Figueiredo, do aclamado Restaurante Portofino, em encontro que resultou em troca de experiências entre os dois renomados profissionais da gastronomia.

O Chef Lucas Figueiredo, do Portofino, e a Chef Anouk Migotto, do Donna Pinha, durante apresentação do jantar especial/Divulgação

O encontro entre os chefs faz parte de uma ação do festival Sabores da Praia, que promove um intercâmbio gastronômico entre profissionais da Serra da Mantiqueira, participantes do festival Sabores da Montanha, e chefs do litoral.

A proposta é que os chefs da Mantiqueira tragam suas experiências para a praia, enquanto os participantes do Sabores da Praia levam seu know-how aos restaurantes do Sabores da Montanha, criando uma troca de vivências, técnicas e sabores que valoriza a diversidade culinária entre serra e litoral.

A experiência gastronômica entre as duas regiões promete unir técnicas, ingredientes e influências da culinária da Serra da Mantiqueira com os sabores do litoral, criando um encontro inédito entre montanha e mar.

Menu

O menu principal do jantar foi composto por um couvert de pães de fermentação natural servidos com delicada manteiga de botarga, entrada de ceviche de peixe fresco, acompanhada de tempurá de Pancs.

Como prato principal, o mar ganhou protagonismo com um polvo cozido em baixa temperatura e finalizado na grelha, servido com um sofisticado risoto de arroz negro da Mantiqueira e emulsão de taioba. A sobremesa foi uma merengata de frutas vermelhas, perfumada com limão-siciliano, acompanhada de sorbet de amora e morango.

O jantar que reuniu chefs do litoral e da Serra da Mantiqueira, no restaurante Portofino/ Divulgação

“A convite do Festival Sabores da Praia, tive a grata oportunidade de cozinhar ao lado do chef Lucas Figueiredo. Foi uma experiência enriquecedora, na qual pude levar ao litoral um pouco dos ingredientes e do terroir da Mantiqueira, ao mesmo tempo em que compartilhamos conhecimentos, técnicas e sabores entre a cozinha da montanha e a culinária litorânea”, destaca a Chef Anouk.

Para ela, além da troca gastronômica, o momento foi especialmente prazeroso pela oportunidade de reencontrar clientes e, também, de criar novas conexões e amizades.

Próximo encontro

O próximo jantar exclusivo será realizado no Famiglia Manzoli, o mais tradicional restaurante italiano de Ilhabela, no próximo dia 23 de abril. Na ocasião, a Chef anfitriã Carina Manzoli receberá o renomado Chef Anderson Oliveira, do Grupo Dona Chica, que possui quatro unidades em Campos do Jordão, especializadas em gastronomia regional da Mantiqueira.

Durante o 4º Festival Gastronômico Folha Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 4 de junho a 26 de julho, será a vez dos chefs Lucas Figueiredo e Carina Manzoli subirem a serra para reencontrarem, respectivamente, a Chef Anouk e o Chef Anderson Oliveira, para darem uma leve “pitada” caiçara nos pratos típicos da montanha.

O 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Praia tem apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Ilhabela, do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, do Portal Hora Campinas e patrocínio da Revista Travel for Life.

3º FESTIVAL GASTRONÔMICO FOLHA – SABORES DA PRAIA

Data: 02 de abril a 03 de maio de 2026

Local: estabelecimentos inscritos

Informaçõeswww.saboresdapraia.com.br

Instagram@saboresdapraiabr

You may also read!

Maneva espanta frio e chuva na abertura da Feira da Fraternidade 2026 em Santo André; e hoje tem Turma do Pagode

Evento solidário tem sequência, além disso, neste sábado e domingo, no estacionamento do Paço; Turma do Pagode sobe ao

Read More...

InfoGripe: casos de influenza A aumentam no Centro-Sul do País

O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (09.04) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta aumento dos casos de

Read More...

Câmara de São Caetano homenageia Instituto Mauá de Tecnologia

A Câmara de São Caetano do Sul realiza na segunda-feira, 13, ato solene em comemoração aos 30 anos do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu